BRINQUEDOTECA EM AÇÃO: ESPAÇO LÚDICO E EDUCATIVO DE APRENDIZAGENS E VIVÊNCIA DOS BRINCARES
Palavras-chave:
Educação Infantil. Ludodoteca. Brincares. Atuação docente.Resumo
O debate sobre a importância da atividade lúdica na constituição da prática pedagógica ampliou-se nos últimos anos. Além disso, estudos estão mais intensos relacionados à escuta das vozes infantis procurando compreender seus pontos de vista, têm destacado que as crianças afirmam, reiteradamente e de diversas formas, o brincar como uma das ações mais importantes de suas vidas. Desta forma, a Pedagogia precisa discutir essa temática junto as suas acadêmicas. E assim, este projeto de monitoria Brinquedoteca em ação: espaço lúdico e educativo de aprendizagens e vivência dos brincares visa dar visibilidade a estas vozes silenciadas. Faz uma viagem mágica pela descoberta do conhecimento através de estudos, projetos, vivências na Ludoteca, na brinquedoteca oportunizando o acesso às diferentes linguagens (literária, musical, dramática, lúdica, do brincares, etc), bem como produção de materiais didáticos e lúdicos. Tem como pano de fundo dois componentes curriculares da Pedagogia da UFFS voltados para a área da Educação Infantil que são: Estágio Curricular Supervisionado de Educação Infantil e Ação Pedagógica na Educação Infantil I. Objetiva oportunizar a inserção e ações do monitor e acadêmicos da Pedagogia fomentando o aprofundamento científico na área da infância, ludicidade, brincares, brinquedo, articulados à pesquisa e extensão. A metodologia foi organizada em três momentos:- Leitura, estudos, apropriação, discussões de textos e livros relacionados ao tema do projeto de monitoria; - Vivência e acompanhamento na sala de aula, uma interação entre a professor, a monitora e as acadêmicas das disciplinas; - Vivência e produção de materiais didáticos e jogos educativos na Ludoteca. Pedagogos necessitam conhecer, vivenciar este espaço. Os resultados foram intensos, pois as acadêmicas envolveram-se nas ações, estudos, discussões e em especial na vivência de produção de materiais didáticos, jogos educativos para o estágio oportunizando a estas a ampliação de saberes, aprendizagens e de relações sociais ricas. Através das práticas vivenciadas de criação de materiais na Ludoteca possibilitou que ampliássemos o repertório de materiais neste espaço, ressignificando o laboratório da Pedagogia. Adaptamos cada um dos brinquedos, e materiais produzidos conforme a faixa etária das crianças da educação infantil. Percebemos que este trabalho desenvolvido no projeto é indispensável para que ocorra a ampliação de conhecimentos, trocas de experiências. Consideramos, a partir deste estudo que por meio da brincadeira as crianças experimentam novos sentimentos, reproduzem situações vividas de seu cotidiano. A criança tem o direito de viver sua infância, respeitadas suas particularidades e interesses. Aprender, de fato, é organizar espaços e tempos que priorizem e incentivem o “espírito” lúdico já presente nas crianças. Foi, portanto, responsabilidade deste projeto transformar o espaço da ludoteca e da sala de aula do estágio num ambiente de encanto, de saberes, instigante, desafiante, lúdico na garantia de uma educação de qualidade.Downloads
Publicado
23-09-2016
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino
Licença
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