UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR O TEXTO DRAMÁTICO EM SALA DE AULA

Autores

  • Adriana Stein Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Texto dramático. Letramento Literário. Produção textual. PIBID.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta didática com o texto dramático “Pluft, o fantasminha” de Maria Clara Machado, aplicada no 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong, sendo esta uma atividade vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Elaboramos um plano de ensino tendo como suporte a sequência básica do Letramento Literário de Rildo Cosson, constituída por quatro passos: motivação, introdução, leitura e interpretação. Inicialmente foi realizado com os alunos uma dinâmica de mímica, como estratégia de motivação para estimular e fomentar o interesse dos estudantes. Dando continuidade às atividades, foi trabalhado a leitura, quando propusemos  a eles fazerem a leitura do texto dramático três vezes, uma de forma individual e silenciosa e as outras duas de forma oral em voz alta, na qual os alunos foram divididos em dois grupos para realizarem a leitura oral, ajudando-os a adquirir desta forma uma melhor  compreensão do texto. Por último foi trabalhado a interpretação leitora dos alunos por meio de questionamentos orais e escritos, com o objetivo de oportunizar que eles construíssem inferências para chegar à construção dos sentidos do texto. A sequência básica foi encerrada apresentando uma proposta de produção textual de esquetes, quando os alunos tiveram que encenar em duplas as esquetes distribuídas a eles durante a aula. Com a realização desse trabalho foi possível adquirir uma maior experiência em sala de aula, pois se conseguiu obter um grande envolvimento da turma nas atividades realizadas, na qual eles demonstraram grande interesse em ler e reler várias vezes a peça teatral, utilizando entonações para cada personagem, desenvolvendo a oralidade, e a interação com a turma entre aluno e professor. Após algumas reflexões podemos concluir que os objetivos propostos foram alcançados, pois os alunos demonstraram interesse em aprender, participar e interagir durantes todas as aulas, trazendo dessa forma resultados positivos a partir do que foi trabalhado em sala de aula, tanto para os alunos como para os professores.

 

 

Biografia do Autor

  • Adriana Stein, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

    Adriana Stein- Acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Bolsista do Programa PIBID/UFFS.

    adrianastein20@gmail.com

    Pablo Lemos Berned- Professor Dr. de Teoria Literária na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. pablo.berned@uffs.edu.br

Downloads

Publicado

21-10-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino