O ESTUDO DOS VULCÕES COM ATIVIDADES PRÁTICAS EM CIÊNCIAS
Palavras-chave:
atividade prática, aprendizado, experimentação, vulcanismoResumo
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma atividade prática realizada, por intermédio de bolsistas do Programa de institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, com o 5º ano de Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Otto Flach, do município de Cerro Largo – RS. A aula foi realizada pelos bolsistas do PIBID com o intuito de compreender os processos de vulcanismo. Para apresentação da temática foram utilizadas maquetes que foram confeccionadas com argila, que representavam o vulcão, folha de isopor que foi utilizada como base(solo) para a maquete e gramíneas com a erva-mate que representavam a vegetação. Após explicações e questionamentos sobre os diversos processos eruptivos da terra, foi realizado o experimento com uma erupção simulada, sendo possível observar, de forma mais clara, o funcionamento de um vulcão e as respectivas consequências para a sociedade e ao meio ambiente. No decorrer das aulas, os alunos obtiveram conhecimentos sobre as camadas da terra, placas tectônicas, formação das rochas, formação do solo, camadas superficiais e funcionamento dos vulcões. Para o fechamento das atividades foi proposto um questionário interpretativo sobre os principais tópicos da aula, com intenção de potencializar e diagnosticar o aprendizado. Acredita-se que as atividades práticas devem ser estimuladas e desenvolvidas desde o início da alfabetização, pois assim os alunos compreenderão os fenômenos naturais presentes no cotidiano e da mesma forma ampliarão seus conhecimentos científicos e estabelecerão conexões com as linguagens das ciências da natureza.Downloads
Publicado
21-10-2016
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino
Licença
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