DESCRIÇÃO DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PEIXES ORNAMENTAIS BASEADO EM UM MODELO DE REFERÊNCIA, COM VISTAS A ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA
Palavras-chave:
guppy, betta, kinguio, custo-benefício, planejamento.Resumo
Resumo: A produção de peixes ornamentais possui importante papel na atividade econômica, nacional e mundial. No Brasil, há expressiva tendência de assumir importância maior. Considerando que os resultados econômicos de um sistema de produção dependem da forma como ele se constitui, se organiza e opera, e ainda da forma como está vinculado com uma cadeia de suprimentos, é importante estabelecer um nexo entre um sistema de produção estudado e sua efetiva viabilidade econômica. Isto significa identificar custos operativos, oportunidades de negócios e entender, por consequência, a rede de agregação de valor associada aos processos logísticos da organização que controla o sistema produtivo. Neste trabalho busca-se projetar um dado sistema de produção e medir a sua viabilidade técnica segundo os princípios e boas prática estabelecidas pela Engenharia Econômica. Assim, pode-se verificar quais os setores do sistema produtivo exigem investimentos iniciais mais significativos e sua alocação na linha do tempo, em termos de horizonte de planejamento. Como resultado, tem se a definição do próprio sistema de produção, em termos de sua infraestrutura, de planta baixa, dos setores e do layout dos equipamentos levantados. As tecnologias e os procedimentos operacionais básicos, também são considerados a luz de um modelo de representação de sistemas produtivos tomado como referência de projeto. Considerando ainda o potencial regional de Laranjeiras do Sul/PR, suas características climáticas e geográficas próprias, o presente estudo confirma a importância da atividade de produção de ornamentais para o potencial de desenvolvimento que a região possui. Foram realizadas revisõesna literatura sobre aspectos de produção piscícola ornamental, abordando assuntos como reprodução, larvicultura, nutrição, exigências ambientais com ênfase em três espécies: Betta splendens, Carassius auratus e Poecilia reticulata, bem como sobre os elementos de projeto necessários para o funcionamento desse sistema produtivo. Os vínculos do projeto com o Modelo de Referência adotado encontram-se em execução. Já se conhece o panorama organizacional do sistema, estruturado em oito fases, sendo que em cada uma delas, existe uma processualística de determina a utilização de recursos, de tempo, espaço e método. Estes elementos são entendidos aqui como recursos e tecnologias necessários para o funcionamento do sistema de produção de ornamentais. Adotou-se as seguintes etapas de controle: estocagem, crescimento & engorda, despesca, processamento, armazenagem, logística e distribuição, comercialização, análise de valor agregado. Em cada uma delas, um conjunto de recursos, tecnologias e conhecimentos está associado a um outro conjunto de procedimentos operacionais controláveis. Assim, pode-se dimensionar a estrutura final do sistema e aplicar os referidos Métodos de Análise de Viabilidade Econômica. Foi desenvolvida uma planta tridimensional que aborda os elementos presentes no sistema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.