IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA COMO MÉTODO DE ENSINO PARA GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Emanuelly Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vitória Alemeida de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Larissa Hermes Thomas Tombini Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS

Palavras-chave:

Conhecimento. Atuação profissional. Observação.

Resumo

Inserções e vivências acadêmicas na realidade dos serviços constituem estratégias fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento e formação do futuro profissional da saúde, remetendo a aprendizagem para além do conhecimento do local onde são realizadas as práticas, mas, sobretudo, aos sujeitos envolvidos, à natureza e finalidade do serviço e inter-relações entre serviço, ensino e comunidades para a produção da saúde em seu conceito ampliado. Este resumo objetiva relatar a experiência de grupo acadêmico de enfermagem em atividade teórico-prática em um serviço de saúde do município de Chapecó/SC. Nos dias 12, 13 e 15 de abril de 2016, durante o período matutino, foram realizadas, pelas acadêmicas da terceira fase do Curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Campus Chapecó, atividades teórico-práticas (ATPs) do componente curricular Contexto Social e Profissional de Enfermagem III,  no Centro de Saúde da Família (CSF) Belvedere, município de Chapecó-SC. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentando-os o funcionamento, estrutura e organização do CSF visitado, assim como observar a aplicação dos Instrumentos Básicos para o Cuidar (observação, comunicação, criatividade, trabalho em equipe, planejamento, conhecimento científico, avaliação, destreza manual e habilidade psicomotora) e utilização das Metodologias Assistenciais pelo enfermeiro – Consulta de enfermagem, Educação em saúde e Visita domiciliar. No decorrer das ATPs o grupo de acadêmicas dividiu-se para observar as diferentes funções dos profissionais e, em alguns casos, participar das atividades desenvolvidas no CSF, articulando a teoria estudada com a prática vivenciada, em um movimento de aprendizagem significativa. Durante os três dias de ATPs, pôde-se conhecer e compreender a realidade que os profissionais encontram para exercer um atendimento digno para seus usuários, quando até mesmo a estrutura não lhes oferece essas condições. Porém, ao vislumbrar o trabalho de uma equipe unida, que ajudam uns aos outros, entende-se que sempre sairá um trabalho qualificado e que trará resultados significativos para a saúde dos habitantes. Ter a oportunidade, através das ATPs, de conhecer as UBS e compreender o papel do enfermeiro atuante na Atenção Básica, nos proporciona um vislumbre de quais ações poderemos realizar enquanto enfermeiros, assim como, a reflexão do tipo de profissional que queremos ser. As ATPs tem grande importância porque nos proporcionam realizar a ligação entre a teoria e a prática, que implica também na atuação profissional, pois se aprendemos e perpetuamos as lições e ações durante a graduação, será o início de atuação de um profissional que visa à saúde de seus usuários.

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Publicado

26-09-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino