SISTEMA ENDÓCRINO: REFLEXÕES SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Taís Rossignollo Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
  • Soani Frey Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
  • Elisandra Giordani de Menezes Escola Estadual Dr. Otto Flach, Cerro Largo
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
  • Tiago Silveira Ferrera Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Jogo Didático, Iniciação à Docência

Resumo

Este relato de experiência descreve e analisa uma atividade desenvolvida em uma Escola Estadual do Município de Cerro Largo-RS, onde nós bolsistas do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo-RS. Desenvolvemos uma atividade lúdica com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental sobre o conteúdo do Sistema Endócrino, para a qual utilizamos o jogo “Passa Repassa do Sistema Endócrino”, o qual foi construído e planejado por nós, tendo como finalidade revisar o conteúdo ministrado pela professora de ciências da turma. Na aula, na qual desenvolvemos o jogo didático estavam presente oito alunos, com faixa etária de treze anos de idade aproximadamente. Sabendo que o próximo conteúdo a ser estudado por eles era o Sistema Endócrino, pensamos em confeccionar um jogo didático para complementar as aulas, motivadas pela professora  elaboramos um jogo didático com perguntas e respostas. Assim, o jogo foi confeccionado, o mesmo era composto de 53 questões, as quais tratavam das funções e atividades do sistema endócrino, as perguntas foram inseridas em uma caixa para que pudéssemos sorteá-las em cada rodada. Os alunos gostaram muito do jogo e ao mesmo tempo aprenderam com este, os mesmos solicitaram para nós, que elaborássemos mais atividades como essa, pois estes se sentiam vitoriosos quando conseguiam responder a uma pergunta sem o auxílio do livro didático, apenas com o trabalho em grupo. Ao longo das perguntas, nós dávamos várias dicas que ajudavam os mesmos a enunciar corretamente a resposta, mas isto não os impedia de pensar e tentar respondê-las. Com o jogo percebemos a importância do trabalho em grupo, colaborativo, pois foi o grupo que conseguiu acertar as perguntas e avançar no jogo, já o outro grupo pela falta de entrosamento e espírito de equipe não teve o mesmo êxito. Um fato que nos chamou a atenção, que a equipe que respondeu corretamente as rodadas, é composta por alunos que durante as aulas não participam, não demostram muito interesse e tem um baixo rendimento escolar. Essa abordagem auxiliou os alunos a revisar o conteúdo, assim como despertar o espírito de equipe, visto que, para responder as questões e avançar no jogo era necessária a colaboração de todos. No decorrer do planejamento e desenvolvimento da atividade percebemos que o uso de diferentes metodologias, como o jogo didático usado em sala, contribui para tornar uma aula mais dinâmica e interativa.

Biografia do Autor

  • Taís Rossignollo, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
    Licenciada em Ciências Biológicas na 8ª fase na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo, atualmente bolsista do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docencia (PIBID)Ciências Biológicas.
  • Soani Frey, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
    Licenciada em Ciências Biológicas na 8ª fase na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo, atualmente bolsista do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docencia (PIBID)Ciências Biológicas.
  • Elisandra Giordani de Menezes, Escola Estadual Dr. Otto Flach, Cerro Largo
    Professora da rede Estadual de ensino da Escola Estadual Dr. Otto Flach, Supervisora do Programa PIBID Ciências Biológicas, CAPES, UFFS.
  • Paula Vanessa Bervian, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
    Professora da UFFS - Campus Cerro Largo/RS dos Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química. Mestre em Biologia pela UNISINOS. Coordenadora do Subprojeto Ciências Biológicas PIBID/CAPES e coordenadora do PRODOCÊNCIA/CAPES.
  • Tiago Silveira Ferrera, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
    Professor de Magistério superior substituto -Ciências Biológicas -UFFS Biólogo, Doutor em Agronomia, Mestre em Agrobiologia, Esp. em Biologia da Conservação, Licenciado em Ciências Biológicas. Colaborador do PIBID, Ciências Biológicas UFFS, Campus Cerro Largo

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Publicado

20-01-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino