SISTEMA ENDÓCRINO: REFLEXÕES SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Metodologia de ensino, Jogo Didático, Iniciação à DocênciaResumo
Este relato de experiência descreve e analisa uma atividade desenvolvida em uma Escola Estadual do Município de Cerro Largo-RS, onde nós bolsistas do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo-RS. Desenvolvemos uma atividade lúdica com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental sobre o conteúdo do Sistema Endócrino, para a qual utilizamos o jogo “Passa Repassa do Sistema Endócrino”, o qual foi construído e planejado por nós, tendo como finalidade revisar o conteúdo ministrado pela professora de ciências da turma. Na aula, na qual desenvolvemos o jogo didático estavam presente oito alunos, com faixa etária de treze anos de idade aproximadamente. Sabendo que o próximo conteúdo a ser estudado por eles era o Sistema Endócrino, pensamos em confeccionar um jogo didático para complementar as aulas, motivadas pela professora elaboramos um jogo didático com perguntas e respostas. Assim, o jogo foi confeccionado, o mesmo era composto de 53 questões, as quais tratavam das funções e atividades do sistema endócrino, as perguntas foram inseridas em uma caixa para que pudéssemos sorteá-las em cada rodada. Os alunos gostaram muito do jogo e ao mesmo tempo aprenderam com este, os mesmos solicitaram para nós, que elaborássemos mais atividades como essa, pois estes se sentiam vitoriosos quando conseguiam responder a uma pergunta sem o auxílio do livro didático, apenas com o trabalho em grupo. Ao longo das perguntas, nós dávamos várias dicas que ajudavam os mesmos a enunciar corretamente a resposta, mas isto não os impedia de pensar e tentar respondê-las. Com o jogo percebemos a importância do trabalho em grupo, colaborativo, pois foi o grupo que conseguiu acertar as perguntas e avançar no jogo, já o outro grupo pela falta de entrosamento e espírito de equipe não teve o mesmo êxito. Um fato que nos chamou a atenção, que a equipe que respondeu corretamente as rodadas, é composta por alunos que durante as aulas não participam, não demostram muito interesse e tem um baixo rendimento escolar. Essa abordagem auxiliou os alunos a revisar o conteúdo, assim como despertar o espírito de equipe, visto que, para responder as questões e avançar no jogo era necessária a colaboração de todos. No decorrer do planejamento e desenvolvimento da atividade percebemos que o uso de diferentes metodologias, como o jogo didático usado em sala, contribui para tornar uma aula mais dinâmica e interativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.