A CULTURA COMO POTENCIALIZADOR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO CAMPUS PASSO FUNDO: UMA ANÁLISE DO PROJETO “ARTE PROMOVENDO SAÚDE E SAÚDE FAZENDO ARTE”.

Autores

  • Bruna Cecchin Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo
  • Carina Andressa Dick Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo
  • Michelli de Almeida Fleck Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Suelen Zanoni Bertuzzi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jorge Luiz dos Santos Souza Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo.
  • Vanderleia Laodete Pulga Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo

Palavras-chave:

Produção Acadêmica, Saúde, Cultura, Arte

Resumo

O “Arte promovendo saúde & saúde fazendo arte” é a primeira iniciativa do curso de medicina na UFFS Campus Passo Fundo de incentivo a cultura. Ele atende a política nacional de fomento a produção cultural nas Instituições Federais de Ensino Superior e a institucional através do “Bolsa Cultura”. Teve seu início no primeiro semestre de 2014 sendo renovado anualmente desde então nos editais bolsa cultura 2015 e 2016. O projeto busca o aperfeiçoamento das intervenções e atividades culturais com as práticas de cuidado, contribuindo assim para a reflexão de temas relevantes da saúde e da humanização dos espaços institucionais e não institucionais da área da saúde. São utilizadas técnicas de palhaços, circenses, teatrais e atividades lúdicas com o apoio do grupo Ritornelo de Teatro. O objetivo deste trabalho foi analisar a produção acadêmica gerada a partir da institucionalização do projeto nos anos de 2014 até 2016/1. Para tanto, foi realizado uma busca no banco de dados do próprio projeto que é constituído pelos relatórios anuais de todos os participantes. Como resultado foi encontrada uma produção de 10 trabalhos; 1 em 2014, 6 em 2015 e 3 em 2016 até o mês de julho. Os trabalhos foram apresentados em diversas modalidades como: pôster, apresentações orais; apresentação por meio audiovisual (vídeo), publicações de resumos em congressos e seminários (1 local, 2 regionais, 2 nacionais e 5 internacionais). Como vemos nos dados apresentados, as intervenções artístico-culturais produzem grande potencial de conhecimento acadêmico acerca de discussões da interação entre a arte e a saúde acarretando inúmeras possibilidades tanto para o local de intervenção como para o compartilhamento das vivências e discussões em congressos, seminários, conferências e eventos acadêmicos. Sua importância vai além do interesse local e regional, pois a nível nacional e até internacional, existem discussões e iniciativas nos espaços de divulgação científica para o conhecimento gerado por meio da arte e da cultura em suas diversas formas e em diferentes espaços. Constata-se, com isto, que a arte e a cultura, além de meios importantes para a construção processual de formação cidadã, educacional e promoção da saúde, também constitui uma forte influência na produção e divulgação de conhecimento acadêmico e popular nos meios científicos. A potencialidade da arte e da cultura na produção do cuidado integral à saúde das pessoas se revela não só na implementação desse projeto com estudantes do curso de medicina da UFFS, mas também pelos debates e reflexões feitas nesses eventos científicos em que os trabalhos foram apresentados, evidenciando seu caráter educativo, científico e sua relevância na formação de médicos e profissionais da saúde com a apropriação de tecnologias leves para interagir com pessoas e comunidades, capazes de atuar em situações complexas e podendo utilizar as ferramentas de comunicação das diferentes linguagens da arte.

Biografia do Autor

  • Bruna Cecchin, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo
    Discente de Medicina 2º Semestre, Voluntária do projeto.
  • Carina Andressa Dick, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo
    Discente de Medicina 7º Semestre, Voluntária do projeto.
  • Michelli de Almeida Fleck, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Discente de Medicina 2º Semestre, Voluntária do projeto
  • Suelen Zanoni Bertuzzi, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Discente de Medicina 2º Semestre, Voluntária do projeto
  • Jorge Luiz dos Santos Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo.
    Técnico em Assuntos Educacionais, Especialista em Atividade Física Desempenho Motor e Saúde, Colaborador do projeto.
  • Vanderleia Laodete Pulga, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo
    Docente Magistério Superior, Doutora em Educação, Coordenadora do projeto.

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Publicado

24-01-2017

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Projetos de Extensão e Cultura