AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA DE CHAPECÓ/SC

Autores

  • Marinna Mior Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Valéria De Bettio Mattos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Avaliação de Desempenho, Avaliação por Competências.

Resumo

O tema da pesquisa está voltado à área de Gestão de Pessoas e ao estudo de um processo específico: Avaliação de Desempenho. O presente estudo busca responder o seguinte questionamento: como se apresenta a avaliação de desempenho desenvolvida na Empresa Modelo, identificada através do diagnóstico organizacional realizado com base nos indicadores de desempenho da empresa? O trabalho tem como objetivo principal analisar a avaliação de desempenho desenvolvida em uma empresa de base tecnológica, voltada ao desenvolvimento, comercialização e suporte de software, localizada na cidade de Chapecó/SC, a fim de constituir-se como instrumento para auxiliar na tomada de decisão. A metodologia utilizada caracteriza-se como estudo de caso, de abordagem quali-quanti por meio do método descritivo. Utilizou-se como técnica uma pesquisa documental com dados de fonte primária e secundária. A coleta dos dados foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários com questões fechadas escalonadas na classificação da escala Lickert. Na análise foram cruzados todos os dados coletados de forma a compará-los entre si, e como resultado identificou-se que o método de Avaliação de Desempenho que a empresa desenvolve é baseada em oito competências organizacionais, as quais foram definidas com base na descrição dos cargos da empresa, assim sendo denominada como Avaliação por Competências. Os resultados da pesquisa apontam que o método de Avaliação por Competências que a empresa desenvolve é eficaz, no entanto, apresenta algumas lacunas circunscritas ao entendimento dos impactos da avaliação para os colaboradores, à dificuldade dos colaboradores na elaboração dos planos de ações e à difícil mensuração das competências para os avaliadores.

Biografia do Autor

  • Marinna Mior, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica do curso de graduação de Administração na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. Possui experiência na área administrativa, destacando-se no atendimento ao público, em atividades que requerem agilidade e cálculos matemáticos. Tem experiência também na área de tecnologia, mais especificamente voltada à área de suporte de sistemas (software). Tem proficiência na língua inglesa básica, pelo CCAA, e língua francesa básica pelo Colégio Contemporâneo, de Chapecó, SC.
  • Valéria De Bettio Mattos, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Possui graduação em Psicologia (1997), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Educação, área de concentração Trabalho e Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento no Centre de Sociologie des Organisations (CNRS/SciencesPo) em Paris, entre 2010 e 2011. Atualmente é Professora Adjunto II na Universidade Federal da Fonteira Sul (UFFS) em Chapecó/SC, atuando na graduação, nos cursos de Administração e Enfermagem e na pós-graduação no Mestrado em Educação (Linha: Políticas Educacionais). Tem experiência nas áreas de Trabalho e Educação e Psicologia Organizacional e do Trabalho atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional juvenil, carreira, desemprego, configuração do ensino superior e pós-graduação na contemporaneidade e gestão de pessoas. É autora dos livros 'Pós-graduação em tempos de precarização do trabalho' (Xamã, 2011) e Observatório da Vida Estudantil (Letras Contemporâneas, 2016). Coordena o projeto 'Observatório da Vida Estudantil da UFFS' aprovado no edital Universal do CNPq, chamada 43/2013 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

Downloads

Publicado

23-11-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa