AS FONTES DA PEDAGOGIA LATINO AMERICANA”: REFLEXÕES E LEITURAS DO GRUPO DE ESTUDOS DO PET PRÁXIS – CONEXÕES DE SABERES
Palavras-chave:
Educação Popular, Ações Pedagógicas, Contexto HistóricoResumo
O presente trabalho objetiva compartilhar um dos momentos de formação pedagógica, do eixo Ensino, do grupo Práxis – PET Conexões de Saberes da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim. Conforme planejamento previsto para atividades formativas no ano de 2016, o Grupo de Estudos buscou enfoque nas vertentes da Educação Popular na América Latina. A metodologia aplicada consistiu no estudo e analise do livro “Fontes da Pedagogia Latino-Americana: Uma antologia” (organizado por Danilo R. Streck). Nos encontros semanais, o estudo envolveu todo o grupo, sendo cada estudante responsável em apresentar dois tópicos/capítulos em formato de seminário, considerando que o livro é composto por vinte e nove capítulos que abordam as principais contribuições dos estudiosos em Educação Popular na America Latina. Um dos pilares de sustentação do nosso Grupo é a construção em conjunto de ações pedagógicas, tendo em vista que somos um grupo formado por estudantes de licenciatura, nesse sentido, a aposta metodológica foi a construção de uma árvore constituída de folhas que, para além do sentido estético, apresentam as principais contribuições desses intelectuais. A obra estudada traz os seguintes autores: Simón Rodríguez, Andrés Bello, Nísia Floresta, Domingo Faustino Sarmiento, José Pedro Varela, José Martí, Rubén Darío, Manuel Bomfim, José Vasconcelos, Maria Lacerda de Moura, Gabriela Mistral, Elizardo Pérez, José Carlos Mariátegui, Anísio Teixeira, Leopoldo Zea, Monsenhor Romero, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Orlando Fals Borda, Frantz Fanon, Ernesto Che Guevara de La Serna, Camilo Torres Restrepo, Chico Mendes e Subcomandante Marcos. É importante salientar que as analises construídas através das leituras, pressupõe de uma postura crítica, levando-se em consideração o contexto histórico em que cada autor produziu suas obras, e como se percebeu a educação popular em diferentes momentos históricos. Essa análise crítica nos permite refletir as limitações e possibilidades de releituras teóricas no campo da educação popular no contexto atual. O resultado desse processo apresenta-se através da construção da árvore “Fontes da Pedagogia Latino-Americana” com vistas que a utilização desse referencial teórico também será base para um exercício de Pesquisa Participante previsto no planejamento anual do grupo. Dessa forma, percebe-se que esse estudo não se limitou apenas ao eixo Ensino, afinal o grupo preza pela conexão entre o tripé, Ensino, Pesquisa e Extensão.
Referências
Streck Danilo R. (Org.) Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia.Belo Horizonte: Autêntica,2010.
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