UMA ANÁLISE DOCENTE A PARTIR DO PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA IRENE STONOGA;
Palavras-chave:
Docência. PIBID. Experiência. Gênero.Resumo
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, tem demonstrado nos últimos anos a importância da docência na formação social do sujeito, mas principalmente, mostrando a importância da experiência do acadêmico, futuro professor, em sala de aula durante a sua formação. O projeto é a oportunidade que o acadêmico de licenciatura tem para perceber as reais dificuldades da sua futura profissão antes mesmo do estágio, e também onde pode colocar em prática ideias novas, maneiras pedagógicas distintas, no mesmo momento em que está em contato com as teorias pedagógicas de ensino dentro da universidade. O aluno e graduação pode planejar suas intervenções a partir do que observa no meio escolar, da maneira que considera mais apta para a compreensão do aluno. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo observar tais aspectos do programa, a partir de uma intervenção feita na Escola Estadual de Educação Básica Professora Irene Stonoga, situada no Bairro Maria Gorethi da cidade de Chapecó – SC, por alunos do subpojeto de História, da Universidade Federal da Fronteira Sul, que a partir da observação de aula, situações e vivência na escola, trabalhou a questão de Gênero, com turmas de 6º e 7º anos. Esse tema foi escolhido para ser trabalhado pois percebeu-se a maneira que os alunos usavam a figura da mulher e a homossexualidade para diminuir ou afetar negativamente o outro, em piadas ou de forma agressiva nas relações interpessoais. Nessa intervenção, trabalhou-se com apontamentos gerais do assunto, e se deu preferencia no debate para questões que foram observadas no ambiente escolar, ou situações e argumentos trazidos pelos próprios alunos a partir das suas experiências. A aula foi inspirada na pedagogia Freiriana, onde apenas apresentávamos informações, construindo o debate a partir das dúvidas e interação dos discentes, usando o quadro, apresentações de slides e vídeos. A partir desse projeto, vários alunos comentaram espontaneamente que iriam rever determinadas ações, houveram iniciativas de outros professores da escola sobre o tema, mais proximidade com os alunos, e inclusive solicitado que a mesma atividade pudesse ser efetuada com outras turmas. Dessa maneira, o trabalho vai fazer uma demonstração da importância do programa e da docência, na perspectiva do graduando (bolsista do projeto), da escola e também para o estudante em contato com o projeto.
Palavras-chave: Docência. PIBID. Experiência. Gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.