ANALISAR/COMPREENDER O PROTAGONISMO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Aprendizado Ativo. Formação. Ensino Superior.Resumo
O processo de aprendizado acadêmico visa o desenvolvimento profissional e intelectual do estudante de forma participativa, inserindo-o socialmente, politicamente, preparando-o assim para o futuro por meio de atitudes críticas e reflexivas. Diante disso, o desafio do ensino atual consiste na criação de formas inovadoras de aprendizagem, com práticas pedagógicas de natureza ética e transformadora, incentivando o indivíduo a contribuir com o seu processo de formação. No tocante à implementação de novas propostas educacionais, as metodologias ativas, participativas e problematizadoras de aprendizagem levam para as salas de aula os debates, as contextualizações e os problemas relacionados às vivências e experiências do cotidiano, inovando e enriquecendo as informações, saindo do modelo de educação tradicional em que o estudante é apenas receptor de informações. Com isso, este estudo busca compreender o protagonismo no processo de aprendizagem e como os acadêmicos de enfermagem se dedicam aos estudos na perspectiva de tornarem-se profissionais generalistas, críticos e reflexivos, comprometidos com a qualidade da saúde da população. Para o desenvolvimento deste estudo serão utilizados dados secundários de uma pesquisa realizada de setembro a outubro 2014, que teve como propósito analisar a visão dos estudantes sobre o processo de ensino/aprendizagem ao longo da graduação do Curso de Enfermagem em uma Universidade Federal do oeste catarinense. Caracteriza-se por ser uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Como o estudo ainda está em fase de pré-análise e exploração do material os resultados serão apresentados posteriormente. No entanto, pretende-se desmembrar temáticas voltadas às potencialidades e fragilidades quanto à realidade do protagonismo do estudante no seu processo de aprendizagem e como surge a percepção e a necessidade de ir além do conteúdo abordado em sala de aula. Espera-se ampliar olhares na direção do acadêmico através da análise e compreensão de como são estimulados a efetivar a participação ativa e como percebem a importância desse contexto para sua formação e futuro profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.