MONITORIA EM BIOQUIMICA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIENCIA.
Palavras-chave:
, processos biológicos. Compartilhamento de conhecimentos. Troca de experiências.Resumo
A bioquímica é um ramo da ciência que busca aliar os conhecimentos da química para a compreensão de processos biológicos envolvendo transformações a nível molecular no interior dos seres vivos. Tendo em vista a grande importância da bioquímica como componente base para o entendimento de questões cientificas de ordem teórica, envolvendo áreas da saúde e devido às dificuldades no aprendizado e aplicação desses conhecimentos no dia a dia dos acadêmicos, principalmente nos primeiros anos dos cursos de ensino superior, a monitoria surge como alternativa para suprir possíveis carências dos acadêmicos que acabaram de ingressar do ensino médio. Nesse contexto tem por função aproximar os alunos do professor e suscitar reflexões que possibilitem despertar o interesse dos acadêmicos, melhorando o desempenho geral na disciplina de bioquímica e conquentemente, reduzir o número de reprovações. O projeto de monitoria foi desenvolvido no período de Março a Julho de 2016. A metodologia empregada foi participativa envolvendo discussão com os acadêmicos para a troca de conhecimentos baseada em casos clínicos disponibilizados pelo professor, além da elaboração de listas de exercícios e emprego de ferramenta de projeção. Foram atendidos em torno de 50% dos estudantes matriculados. Os estudantes que utilizaram o recurso da monitoria avaliaram a experiência como muito produtiva, enfatizando que seu rendimento no componente melhorou significativamente. Para o acadêmico monitor permite aprofundar os conhecimentos e principalmente desenvolver o interesse pela área acadêmica a partir das relações sociais com acadêmicos de outros cursos e sistematizar a visão das relações técnico cientificas no compartilhamento do conhecimento com outras áreas diversificando as possibilidades de relacionamento interpessoal.Downloads
Publicado
26-09-2016
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.