MONITORIA DE INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Palavras-chave:
Projeto de Monitoria, Ensino Aprendizagem, Alunos, Consolidação do Conhecimento.Resumo
O projeto de monitoria da disciplina de introdução à informática foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2016, no período de 11/04 a 09/07, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. O mesmo foi caracterizado como um modo de facilitar o processo de ensino aprendizagem entre aluno-professor onde, através de metodologias adotadas, a troca de conhecimentos se tornou mais facilitada, aumentando assim a carga de conhecimento e o rendimento dos envolvidos. A monitoria foi desenvolvida com a turma do primeiro semestre, sendo esta relativamente grande e com alunos que apresentavam grandes dificuldades na aprendizagem. Apesar de vivermos em uma era digital em que tudo praticamente depende da informática, os desafios foram muitos. Por isso, o projeto visou o auxílio ao professor na fixação dos conteúdos ministrados e, além disso, despertar o interesse do discente pela docência. No decorrer do projeto foram desenvolvidas as atividades relacionadas à correção de trabalhos desenvolvidos, auxílio ao professor-orientador na preparação de atividades e acompanhamento das aulas, propostas de didática a serem trabalhadas e avaliações, além do aumento da interação com os alunos. Essas atividades contribuíram para o desenvolvimento da disciplina e auxílio na formação de opiniões e formas de transmiti-la, da maneira mais clara e objetiva possível, onde através da observação foi possível analisar as dificuldades existentes e então foram encontradas formas de solucioná-las, a fim de auxiliar no aumento do conhecimento dos alunos. Com isso observou-se a importância da presença do monitor na sala de aula, para que tais dificuldades fossem mais rapidamente solucionadas. Ao acompanhar as aulas explanadas pela professora-orientadora pode-se observar as principais dificuldades dos acadêmicos, e estas foram solucionadas por meio de atendimento individualizado desse aluno em sala de aula. Também se percebeu que a interação entre aluno-professor é um ponto fundamental para que haja o completo aproveitamento do componente curricular e que, além disso, as atividades que foram desenvolvidas durante a monitoria se caracterizam como sendo de extrema importância já que estão diretamente atreladas ao restante do curso. Durante o período em que houve o acompanhamento em sala de aula percebeu-se que para ocorrer uma consolidação do conhecimento, é necessário que todas as partes envolvidas estejam interessadas, a fim de que o conhecimento flua e tenhamos alunos com um bom desempenho. Ao desenvolver o projeto, o aluno monitor, pôde ter um contato maior com a docência e entender mais as dificuldades que os alunos possuem com relação aos conteúdos, e que, além disso, o comprometimento e a vontade de aprender e buscar conhecimento faz toda a diferença na construção do conhecimento.
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