CONTRIBUIÇOES DO CANTO CORAL NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CHAPECOENSES: UM RELATO EXTENSIONISTA

Autores

  • Denise Finger Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Angélica Zanettini Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Ângela Urio Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Greici Daiani Berlezi Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Mayara de Oliveira Walter Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Tatiana Xirello Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Vanilla Eloá Franceschi Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Fabiana Brum Haag Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • Jeane Barros de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Enfermagem. Música. Saúde. Criança. Adolescente.

Resumo

Desde o nascimento, a música está presente em praticamente todos os minutos da vida e por mais que não queiramos, sempre existe uma música sendo escutada, mesmo inconscientemente. A música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Assim, além de ser uma demonstração cultural e uma ferramenta de criação de vínculos, a música pode ser utilizada como um instrumento de promover a saúde dos indivíduos. Neste sentido, este relato objetiva descrever a experiência do projeto de extensão “Promovendo a Saúde da Criança e do Adolescente através da Música”, desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS em parceria com a Escola de Educação Básica Valesca C. R. Parizotto, do bairro Jardim América, no município de Chapecó-SC. Este projeto é desenvolvido desde o ano de 2014, objetivando promover a saúde na infância e adolescência através da música, em busca de uma vida saudável. Neste projeto, a música foi trabalhada através do canto coral, sendo que no ano de 2014 foi criado o Coral Encanto, o qual é composto por crianças e adolescentes da escola acima citada. Este coral realiza ensaios semanais na própria escola, contando com aproximadamente 45 participantes. Além dos ensaios, o Coral Encanto, nome escolhido pelos próprios participantes do projeto, realizam diversas apresentações em datas comemorativas na escola, em eventos da UFFS e outros locais do município de Chapecó-SC. Salienta-se que desde 2014 o Coral Encanto, realizou diversas apresentações musicais, em diferentes locais do município de Chapecó-SC, contando com o importante apoio da universidade, da escola e das famílias dos coralistas, as quais se faziam presente, sempre que possível, nas apresentações. O desenvolvimento deste projeto resultou em contribuições marcantes tanto para os coralistas e familiares, como também para os acadêmicos envolvidos. Através do projeto, foi possível oferecer às crianças e aos adolescentes, oportunidades de crescer de forma alegre e saudável, desenvolvendo a auto-estima, a concentração, a importância do trabalho em grupo e a disciplina no viver dos participantes, além de proporcionar momentos de aprendizado mútuo, cultural e lazer aos envolvidos, família, escola, comunidade, docentes, discentes e universidade. O projeto também proporcionou aos acadêmicos envolvidos a oportunidade de refletir criticamente sobre as ações de educação em saúde desenvolvidas pela profissão, percebendo a necessidade de criar estratégias inovadoras nesse campo, sendo que a música tem se mostrado uma importante aliada nesse processo. Devido aos bons resultados obtidos durante a realização do projeto, a própria comunidade escolar e as famílias solicitaram a continuidade deste projeto, o qual foi renovado e continuará desenvolvendo suas ações na comunidade chapecoense.

Biografia do Autor

  • Denise Finger, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

    Discente da 10ª fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); bolsista de extensão do Edital nº 804/UFFS/2014.

  • Angélica Zanettini, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
    Discente da 10ª fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Ângela Urio, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
    Discente da 6ª fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Greici Daiani Berlezi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Discente da 6ª fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • Mayara de Oliveira Walter, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Discente da 4ª fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Tatiana Xirello, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Discente da 4ª fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Vanilla Eloá Franceschi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Discente da 10ª fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • Fabiana Brum Haag, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
    Professora mestre, enfermeira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Professora, doutora em Educação e Saúde na Infância, enfermeira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Downloads

Publicado

24-01-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura