FORMAÇÃO ACADÊMICA, VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS COM A MONITORIA EM DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR COM O SOFTWARE AUTOCAD
Palavras-chave:
Software gráfico. Ensino-aprendizagem. Engenharias. Ferramentas computacionais.Resumo
O trabalho descreve as atividades da “Monitoria em Desenho assistido por computador e Construções rurais e infraestrutura“, na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, desenvolvidas de maio a dezembro de 2015, com o objetivo principal do atendimento às dúvidas dos alunos na operacionalização dos comandos e ferramentas computacionais do software gráfico AutoCAD, utilizado para elaboração e/ou digitalização dos desenhos que comparecem em projetos técnicos de edificações rurais. Tais recursos complementam o aprendizado em componentes curriculares do Curso de Agronomia, como ‘Desenho técnico auxiliado por computador’ (optativo da 4ª fase) e ‘Construções rurais e infraestrutura’ (9ªfase), levando os alunos a praticar uma série de atividades cujos conteúdos vinculam-se à área de desenho e possuem diversas aplicações, respondendo às necessidades de atuação do futuro profissional. O caráter prático das atividades e o uso do software na sua versão original, em inglês, geraram certa estranheza e dificuldades por parte dos alunos, as quais foram sendo superadas com os exercícios realizados a cada encontro, com duração de quatro horas. Pôde-se constatar que o aprendizado da turma foi favorecido pelo fato de a monitora ter disponibilidade de horário para colaborar também durante os períodos de aula ministrados pela professora, além dos demais horários extraclasse, previamente definidos, nos quais os acadêmicos tinham a oportunidade de exercitar o uso do software nos computadores do Laboratório de Informática. Nos encontros periódicos da monitora com a orientadora, semanalmente, era feito o planejamento das atividades dos alunos, bem como das tarefas que cabiam serem desenvolvidas pela monitoria. O material didático-pedagógico, disponibilizado aos alunos no moodle, foi elaborado pela professora com a participação da monitora que realizou pesquisas em manuais/apostilas, selecionando-se exercícios do AutoCAD. O projeto oportunizou à professora o auxílio de uma acadêmica que exerceu trabalho voluntário, mas cuja colaboração foi essencial nas tarefas de produção de material didático, de dissolução das dúvidas discentes, de sistematização dos dados levantados extraclasse, no atendimento no Laboratório de Informática e nas avaliações realizadas. Também a monitora foi beneficiada pela experiência que adquiriu no projeto no que tange à iniciação à docência; ao incremento do seu currículo em formação; à oportunidade de colocar em prática e fortalecer as aprendizagens realizadas no curso de Agronomia; ao aprofundamento dos conhecimentos obtidos com o empenho no esclarecimento às dificuldades dos estudantes; ao aprimoramento das suas relações interpessoais com os colegas, ao exercício do diálogo e da escrita na manifestação das suas ideias sobre a monitoria. Em 2015/1, o atendimento dirigiu-se apenas aos alunos do Curso de Agronomia matriculados, os quais se mostraram motivados a aprender o software cujos recursos poderiam ser empregados em componentes curriculares subsequentes, agilizando a expressão de desenhos. Em 2015/2 ingressaram na turma tanto alunos da Agronomia quanto da Engenharia Ambiental, estando estes últimos motivados pelo aprendizado do software AutoCAD-3D, que ainda não é oferecido naquele curso. Pôde-se concluir que a monitoria cumpriu relevante papel na formação acadêmica, atendendo aos seus propósitos de desenvolver atividades didático-pedagógicas que oportunizaram melhores condições ao ensino-aprendizagem mediado por ferramentas do desenho assistido por computador nas Engenharias.
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