A MONITORIA COMO ATIVIDADE INTEGRATIVA DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA
Palavras-chave:
Saúde Coletiva, Enfermagem, Medicina, Saúde Pública, Comunicação InterdisciplinarResumo
Atualmente a Saúde Coletiva apresenta-se como fundamental eixo no ensino dos diversos cursos da área da saúde, contribuindo com o conhecimento acerca do processo saúde-doença, promoção da saúde, prevenção dos agravos, estruturação científica e vivências nos campos de práticas. Além disso, proporciona a inserção do acadêmico no contexto das políticas públicas em saúde, oportunizando o desenvolvimento de ações no cuidado do indivíduo, família e comunidade, através da construção do conhecimento científico e atividades teórico-práticas nos serviços de saúde. Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o curso de medicina objetiva promover a formação médica onde a humanização seja aliada ao desenvolvimento científico e tecnológico e o objeto da prática seja a necessidade das pessoas e das comunidades e o curso de graduação em enfermagem também preza pela formação profissional de enfermeiros generalistas, com capacidade reflexiva, crítica e criativa, habilitados para o trabalho de enfermagem em suas quatro dimensões: o cuidar, gerenciar, educar e pesquisar, tendo como sua base os princípios éticos, conhecimentos específicos, interdisciplinares, considerando o perfil epidemiológico e o contexto sócio-político, econômico e cultural da região e do país, contribuindo para a concretização dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade de monitoria insere-se neste contexto como forma para ampliar as discussões acerca da realidade do ensino em Saúde Coletiva e o aprofundamento em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área. O objetivo desse trabalho é relatar as experiências no âmbito do exercício de monitor dos Componentes Curriculares (CCRs) de Saúde Coletiva II (do curso de Medicina) e Fundamentos de Saúde Pública (do curso de Enfermagem). A monitoria é uma oportunidade ímpar para qualificar a formação do acadêmico, pois esse pode participar de todo o processo da docência. A monitoria aqui relatada ocorreu durante 12 horas semanais no primeiro semestre do ano de 2016 em uma proposta de haver uma monitora para duas disciplinas nos cursos de medicina e enfermagem, compreendendo os CCR: Saúde Coletiva II e Fundamentos de Saúde Pública, para que assim também pudesse haver maior interação entre os cursos em questão e, como consequência, ampliação de parcerias. Dentre as atividades realizadas pelo monitor houve: contribuição na elaboração, supervisão e condução das atividades de ensino dos CCRs: buscas sistematizadas em base de dados nacional e internacional e participação no planejamento e preparação dos materiais para as aulas; auxílio no gerenciamento de suporte ao ensino (tecnologias de informação) e acompanhamento da construção de projetos de pesquisa no CCR de Saúde Coletiva da medicina e atualizações na área de conhecimento. Além disso, a atividade de monitoria possibilitou à acadêmica iniciar parcerias com docentes da própria UFFS particularmente com a professora-orientadora e também com docentes e pesquisadores de outra instituição (UNICAMP). A monitoria em questão reforça a esperança de que num futuro próximo os cursos de Medicina e Enfermagem, juntamente com as demais profissões da área da saúde, estarão atuando como equipes interdisciplinares, construindo uma saúde cada vez mais coletiva, visando e realizando ações e intervenções em prol da saúde da população.
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