AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS EXTENSIONISTAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ÁREA CLÍNICA AMBULATORIAL
Palavras-chave:
Ações de educação alimentar e nutricional, Prevenção de agravos, Promoção da saúdeResumo
O desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional (EAN) são de extrema importância, pois apresentam-se como estratégias que visam impulsionar a cultura e o verdadeiro significado de uma alimentação saudável, respeitando as necessidades individuais, as crenças e os valores. Neste mesmo sentido, as formas de abordagens educativas tomadas em EAN devem privilegiar os processos ativos, tendo como foco principal a realidade de cada indivíduo, sua família e grupo, de modo a proporcionar uma integração permanente entre teoria e prática, com vistas à disseminação de informações sobre a prevenção de agravos e a promoção da saúde. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo apresentar as ações de EAN realizadas com coletividades de diferentes faixas etárias do município de Realeza e região sudoeste do Paraná. Tais ações foram executadas pelas participantes do projeto de extensão intitulado “Atenção Nutricional para indivíduos e grupos atendidos na Clínica Escola de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)”. As ações foram desenvolvidas a partir de demandas que surgiram de forma espontânea de escolas, empresas, instituições religiosas e filantrópicas interessadas, por meio do contato com a Clínica Escola de Nutrição, e foram realizadas nas dependências da Clínica Escola de Nutrição, nas próprias empresas e em eventos abertos realizados em praças, centros de eventos e sedes de instituições. Os materiais utilizados durante as ações foram elaborados de acordo com a faixa etária e solicitação da temática, e eram apresentados em power point. Materiais educativos que demonstravam as quantidades de sal, açúcar e gordura presentes em alguns alimentos e réplicas de alimentos, também foram expostos ao público. Entre os meses de abril de 2015 e julho de 2016, foram realizadas um total de 12 ações de EAN, as quais atingiram aproximadamente 450 pessoas, abrangendo desde pré-escolares até indivíduos idosos. O tema central abordado nessas ações foi alimentação saudável e o papel do Nutricionista perante a prevenção de doenças, recuperação da saúde, educação alimentar e qualidade de vida, enfatizando-se a importância do consumo de frutas, legumes e verduras (FLV), ingestão adequada de água e o incentivo para a prática de atividade física, além de especificidades para cada demanda e faixa etária, de modo a contribuir para o entendimento e disseminação das informações apresentadas. Através da realização destas ações de EAN foi possível observar que os indivíduos possuíam inúmeros conhecimentos sobre alimentação e nutrição, contudo estes não estavam pautados cientificamente e não possuíam orientação de profissionais qualificados. Deste modo, torna-se necessária a disseminação de informações científicas, mas em uma linguagem informal e direcionada, para assim contribuir para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e para a melhoria da qualidade de vida destes indivíduos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.