APOIO A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DE MONITORIA EM MATEMÁTICA INSTRUMENTAL NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Extensão UniversitáriaResumo
O trabalho aqui apresentado refere-se a um projeto de Monitoria desenvolvido na UFFS campus de Chapecó SC. A reprovação no ensino superior é um fenômeno educacional complexo, resultado da confluência de diversos fatores, tais como problemas de cognição, deficiências da formação na escola básica, falta de hábito de estudos, metodologia de ensino, dificuldades com a linguagem simbólica e abstrações, além da quantidade de conteúdos propostos, aspectos que influenciam nos índices de aprovação e reprovação, o que chama atenção na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS para as dificuldades com as disciplinas de matemática nos diferentes cursos, sendo assim, o trabalho apresentado coloca a monitoria como alternativa para recuperar e ajudar nas prováveis dificuldades encontradas por estes alunos no que se refere à linguagem simbólica e algébrica, representação e hábitos de estudo. Considerando que os cursos de graduação da UFFS, em sua maioria, têm o componente curricular de Matemática Instrumental, na primeira fase, o programa de monitoria em Matemática Instrumental oferece a oportunidade de mudança de atitude para os estudantes, possibilitando um ambiente de questionamento, envolvimento e identificação pela linguagem mais simplificada. A metodologia envolve encontros entre o monitor e os alunos, em horários de turno contrário, ou seja, à tarde, considerando que as aulas de Matemática Instrumental ocorrem geralmente no turno matutino e/ou noturno, em sala específica e sob a supervisão do professor orientador, em horário diário de estudos, para realizar atividades e exercícios de revisão e/ou aqueles apresentados pelos professores durante as aulas, tendo em vista o esclarecimento de dúvidas, discussão e reflexão a respeito dos conceitos matemáticos envolvidos e/ou que surgirem no período. Este projeto além de apoiar e dar suporte aos processos de ensino e de aprendizagem da matemática, através de ações colaborativas entre o monitor e o professor com os alunos dos cursos envolvidos, tornar possível o exercício profissional do futuro professor de Matemática hoje acadêmico no contexto educativo, na retomada da prática pedagógica e na busca de reflexão e discussão quanto ao exercício de Educador.Downloads
Publicado
24-01-2017
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.