A MONITORIA DOS COMPONENTES CURRICULARES CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I E II NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Alexandre Luiz Schäffer Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Édina Jaíne Fernandes Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Jandira Leichtweis Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Cássio Luiz Mozer Belusso Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Repetência

Resumo

O desenvolvimento da monitoria acadêmica tem um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos, pois proporciona uma forma alternativa de estudo com o intuito de reforçar e aprofundar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Não havendo um acompanhamento dos acadêmicos por parte de um professor ou monitor, disciplinas que tem como alicerce o cálculo diferencial e integral tornam-se responsáveis por grandes índices de repetência e evasão. Neste contexto, introduz-se o papel do monitor, o qual é capaz de auxiliar e, ao mesmo tempo, promover a autonomia gradual do aluno que busca a monitoria regularmente.

Buscando o fortalecimento do programa de monitorias da UFFS, desenvolveu-se este projeto de monitoria voltado ao cálculo diferencial e integral, o qual foi desenvolvido por um professor orientador e por três discentes, sendo que estes já haviam obtido aprovação nas disciplinas contempladas pelo projeto. Durante o período de execução do mesmo, os monitores prestaram atendimento aos acadêmicos de diferentes cursos ofertados na UFFS, campus Cerro Largo, a saber: Engenharia Ambiental, Agronomia, Administração, Química e Física, nos componentes curriculares cálculo diferencial e integral I e II. Os monitores tiveram, como objetivo principal, atender os acadêmicos que buscavam por uma modalidade de ensino de reforço, buscando o esclarecimento de dúvidas em relação aos conteúdos ministrados em aula utilizando, para isto, uma linguagem mais “próxima” à do aluno. Outras atividades também foram desenvolvidas pelo monitor, tais como a revisão dos conteúdos das disciplinas e a realização de listas de exercícios disponibilizadas pelos professores. Para o bom andamento do projeto, diálogos regulares foram mantidos entre os monitores e os docentes dos componentes curriculares do projeto, abordando as principais dificuldades apresentadas pelos acadêmicos e detectadas pelos monitores. Durante a vigência do projeto, com início em 15/05/2015 e término em 16/12/2015, um total de 186 atendimentos foram realizados, evidenciando o aumento constante da procura dos acadêmicos, principalmente em períodos de avaliações. Em relação à importância do projeto para o monitor, percebeu-se um constante aprofundamento/revisão do conteúdo teórico dos componentes curriculares contemplados pelo projeto. Além disso, a monitoria foi capaz de despertar no monitor um interesse pela docência por vezes até desconhecido, pois o mesmo passou a se sentir responsável pela melhora do processo de ensino/aprendizagem dos próprios colegas. Ao final do período de execução do projeto, ficaram evidentes as evoluções de quase todos os acadêmicos que buscaram o atendimento, sendo que os mesmos passaram a apresentar um nível superior de compreensão dos conteúdos apresentados em sala de aula, evidenciando, com isto, a importância e a eficiência da monitoria no processo de aprendizagem acadêmica.

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Publicado

19-10-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino