AS MODALIDADES DIDÁTICAS DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS E PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Materiais diversificados, Livros, Ensino, BiologiaResumo
O livro didático (LD) é uma ferramenta de ensino importante para os professores, pois ele auxilia na preparação das aulas, trata os conteúdos de forma organizada e propõe metodologias para desenvolvê-los. O LD e disponibilizado para todas as escolas públicas, que contemplem a educação básica através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), este programa disponibiliza coleções de livros, que os professores de cada escola analisarão para escolher a coleção que melhor contempla a disciplina ministrada. Essa escolha acontece a cada três anos. Por sua vez, o ensino de Biologia/Botânica precisa ir além da simples utilização de informação presentes nos LDs ou fontes virtuais, é preciso utilizar-se mais de aulas práticas em laboratório e especialmente em campo, resgatando, em alguma extensão, a relação existente entre homem e natureza. A utilização de outras modalidades de ensino de Botânica como discussões de temas atuais e seminários de assuntos que complementam os conteúdos curriculares, pode contribuir para o aumento do interesse e do aprendizado dos alunos. As experiências vivenciadas no Ensino Médio (EM) não foram satisfatórias em relação ao ensino de Botânica. Essa carência e defasagem na Botânica no EM fez com que apresentasse dificuldades no processo de formação inicial em Ciencias Biológicas, ensino superior. Nessa perspectiva o objetivo deste trabalho foi analisar as Modalidades Didáticas (MDs) que tratam do ensino de Botânica sugeridos pelos LDs de Biologia do Ensino Médio (LDBEM) e quais destas ou outras são utilizadas pelos professores de Biologia no ensino de Botânica. Para desenvolver esse trabalho foi analisado o volume dois de três coleções de LDBEMs, aprovados pelo PNLD utilizados em escolas públicas locais. A escolha deve-se a presença de grande parte dos conteúdos voltados à Botânica nestes volumes, bem como a utilização nas escolas em que os professores foram sujeitos da pesquisa. Todos os capítulos foram analisados, porém, somente os que contemplavam atividades voltadas ao ensino de Botânica tiveram recortes de excertos que continham descritores relacionados às abordagens de Botânica. Por meio da unitarização, esses descritores, foram organizadas em unidades de análise, das quais emergiram categorias que orientaram a escrita do texto final, conforme orientações da Análise Textual Discursiva (ATD). Estas etapas de análise desenvolvidas junto aos LDBEM, também orientaram a análise dos dados das entrevistas realizadas com professores de Biologia do EM, do município de Ampére. Após concluir as análises dos dados obtidos a partir dos LDs e das entrevistas realizadas com os professores, foi possível constatar que os livros não trazem muitas opções de MDs em seus capítulos e que normalmente são os mesmos nos três LDs, abordando bastante a teoria, os conceitos acerca dos conteúdos. Com a entrevista realizada com os professores foi possível verificar que os educadores sentem falta de outras sugestões de MDs sugeridas pelos LDs para serem trabalhadas durante as aulas. Mas, relataram que quando e possível trazem outros materiais didáticos que podem estar auxiliando o ensino de Botânica. Assim, a natureza deste trabalho é acerca do ensino de Botânica no âmbito do EM.
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