COMPREENSÃO SOBRE COMO OCORRE A DIGESTÃO
Palavras-chave:
Sistema Digestório. Prática. AlimentoResumo
O presente resumo foi desenvolvido pelo Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Cerro Largo– RS. A Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski que está situada na cidade de Guarani das Missões, RS, abrangendo as turmas do 5° e 6° ano. O presente relato de experiência foi realizado no 6° ano do ensino fundamental com o tema sistema digestório. Foi desenvolvida a prática o movimento da digestão com o objetivo de compreender o movimento que o alimento faz para chegar até o estômago, para esta prática foram utilizados os seguintes materiais: meia fina, bolinha de isopor e bolacha água e sal. Em seguida distribui uma bolacha para cada aluno e pedi que ao comerem colocassem a mão no pescoço ao engolirem, para eles sentirem o movimento peristáltico feito pelos músculos do esôfago. No segundo experimento era a ação da saliva que tinha como objetivo compreender a função da saliva no processo de digestão dos alimentos, para esta prática foram utilizados os seguintes materiais: vidro conta-gotas, iodo, 2 béqueres, 2 tubos de ensaio numerados, água, amido de milho, saliva humana. Primeiramente colocou-se água em um dos béqueres acrescentando o amido de milho fazendo a homogeneização do mesmo em seguida foi despejado a mistura em cada tudo de ensaio, foi solicitado que algum aluno se disponibiliza-se para colher um pouco de sua saliva para o experimento em que foi colocado em um dos tubos e agitado, após aguardemos cerca de 30 minutos e pinguemos uma gota de iodo em cada tubo de ensaio e foi agitado. Ao se trabalhar o sistema digestório do ponto de vista teórico encontra-se algumas dificuldades para ilustrar alguns procedimentos que ocorre neste sistema, sendo um pouco complexa a ilustração para os alunos, assim um método utilizado é relacionar a teoria com a prática. Não podemos repassar os conhecimentos para os alunos sem um planejamento prévio destes, assim destaca-se a importância de instigar o senso crítico do aluno com reflexões, perguntas, interpretações e a discussão de resultados obtidos, instigando-os a pensar sobre a prática realizada.
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