VIDA SAUDÁVEL: APREENDENDO ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • anna carla lima Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Meio ambiente. Interdisciplinaridade. PIBID. EJA. Ensino de Ciências.C

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a importância de boas práticas para uma vida saudável envolvendo o cuidado com o meio ambiente, através de um conjunto de atividades articuladas a diferentes componentes curriculares, em caráter interdisciplinar, com abordagem em conceitos relacionados a uma vida saudável. Este projeto envolveu a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com as turmas de 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública de Guarani das Missões/RS, planejada, realizada e avaliada de forma cooperativa e colaborativa por uma licencianda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo/RS, e a professora de Ciências da referida escola e demais professores das disciplinas de educação física, história, artística, inglês. A iniciativa do desenvolvimento do projeto foi um ensaio para ações interdisciplinares com objetivo de valorizar a temática sobre a saúde humana e a sua relação com boas práticas saudáveis, considerando o cotidiano dos alunos e as práticas vivenciadas no ambiente escolar para a aprendizagem, para uma compreensão sobre a relação entre saúde e meio ambiente, considerando que boas práticas para a saúde humana podem contribuem para um meio ambiente sustentável, numa perspectiva voltada à Saúde Ambiental. O campo do conhecimento no qual se situa a questão das relações saúde e ambiente é interdisciplinar e comporta uma infinidade de abordagens e articulações. Na disciplina de  Artística trabalhou-se a separação do lixo com os alunos, utilizando  caixas de sapatos construindo pequenas lixeira com diferentes cores e denominando os nomes dos diferentes matérias que poderiam ser colocados em cada determinada lixeira, na disciplina de História trabalhou-se sobre a história dos alimentos, na disciplina de Educação física trabalhou-se a importância e os benefícios das atividades físicas, como a prática de esportes, na disciplina de Inglês foi trabalhado o nome dos alimentos da pirâmide alimentar e na disciplina de ciências foram trabalhadas várias receitas e conteúdos sobre o projeto como: confecção do sal temperado, confecção do repelente caseiro natural, pomada de Bardana, Confrei e Calêndula, produção do sabão ecológico, e a confecção da pirâmide alimentar. Durante o planejamento e o desenvolvimento do projeto interdisciplinar houve a interação entre alunos, professores e bolsista do PIBID numa proposta de planejamento e trabalho conjunto, buscando estratégias adequadas que levam o melhor entendimento sobre a utilização de métodos didáticos diferenciados. Através deste projeto foi possível demostrar aos alunos a importância de boas práticas para a saúde humana, que não envolve só uma alimentação saudável, mas também todo o cuidado com o meio ambiente. Dessa forma, apostamos em mais aulas práticas, contextualizadas, dinâmicas numa proposta interdisciplinar relacionadas a saúde ambiental.

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Publicado

30-09-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino