ADEQUAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE LINGUAGENS DA ESCOLA BÁSICA DA REGIÃO MACROMISSIONEIRA

Autores

  • Franciele Bottger Universidade Federal da Fronteira sul - Campus Cerro Largo
  • Luís Fernando Gastaldo Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

Resumo

Franciele Böttger[1]

Prof. Me. Luís Fernando Gastaldo²

 

Este trabalho tem por objetivo apresentar um panorama a respeito da formação dos professores que compõem a região denominada Macromissioneira. Para isso, foi analisada a formação dos professores que atuam nas seguintes disciplinas: Português/Literatura, Língua ou Literatura Estrangeira, Língua ou Literatura Indígena, Espanhol e Inglês, abrangendo toda a rede e níveis de ensino. Os dados que serviram como base para a pesquisa são relativos ao último censo (2015) do INEP e estão disponíveis no site CultivEduca. A partir dos dados analisados percebeu-se, que a maioria dos professores que trabalham com a disciplina de Português/Literatura, não possui licenciatura que os habilite a trabalhar com esta disciplina. Quanto às disciplinas de língua estrangeira (inglês e espanhol), os dados apontam que grande parte dos professores possui a formação na disciplina em que estão ministrando. As disciplinas que estão mais vulneráveis são as literaturas em língua estrangeira e indígena, onde há pouquíssimos professores que ministram a disciplina, além do mais, deste grupo de professores, poucos têm formação para conduzir as aulas das respectivas matérias. Destaca-se também que a formação mais presente entre os professores que compõem a região Macromissioneira, é pedagogia, em contrapartida, observou-se que muitos profissionais que atuam na área da p, não possuem nenhuma formação superior, mesmo assim estão assumindo disciplinas importantes como Língua Portuguesa, relevante na formação do aluno. Estes dados são indispensáveis para se repensar o ensino na presente região, bem como para evidenciar as necessidades de ações que as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam apresentar para cumprimento do Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024. O PNE estabelece pela meta 15 que todos os profissionais da Educação Básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam e pela meta 16 estabelece a necessidade de garantir formação continuada em sua área de atuação dos profissionais da educação.  É evidente que há uma carência quanto à formação destes professores, mas principalmente uma disparidade entre formação e atuação profissional. Deste modo, faz se necessário a reflexão a respeito do perfil dos profissionais que atuam na região, para que se possam pensar estratégias que visem melhorar a qualidade da formação de nossos professores da educação básica.

Palavras-chave: licenciatura; disciplinas; Plano Nacional da Educação.


[1] Franciele Böttger acadêmica do curso de Letras Português/Espanhol – Licenciatura – Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. Bolsista PROEXT MEC/SESu – Formação Continuada Macromissioneira. francielebottger@hotmail.com.

² Luís Fernando Gastaldo Professor da UFFS campus Cerro Largo. Coordenador do Programa de Formação Continuada Macromissioneira PROEXT MEC/SESu. lfgastaldo@uffs.edu.br.

 

 

 

Biografia do Autor

  • Franciele Bottger, Universidade Federal da Fronteira sul - Campus Cerro Largo
    Acadêmica da 8º fase do curso de Licenciatura em Letras Português/Licenciatura. Bol pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Bolsista PROEXT/MEC/SESu - Formação Continuada Macromissioneira.
  • Luís Fernando Gastaldo, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

    Professor da UFFS campus Cerro Largo. Coordenador do Programa de Formação Continuada Macromissioneira PROEXT MEC/SESu.

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Publicado

23-01-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura