O LÚDICO COMO ALICERCE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM SALA DE AULA COM O PIBID
Palavras-chave:
LudicidadeResumo
Resumo: O presente artigo relata experiências das autoras no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/Campus Erehim/RS a partir do Subprojeto de Pedagogia: Alfabetização e Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva refletir sobre a importância das práticas pedagógicas lúdicas no processo de alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental. Problematiza a resistência, por parte de alguns (mas) professores (as), em desenvolver atividades lúdicas nas práticas de alfabetização. Apresentam, com base nas observações das autoras, bem como de suas inserções, na referida turma, as seguintes hipóteses: a compreensão reducionista acerca da importância do lúdico para o desenvolvimento da infância é fator de resistência de seu uso na alfabetização. Como procedimentos metodológicos, iniciamos com o levantamento bibliográfico por meio de consultas a livros e artigos disponíveis em acervos públicos ou meios em eletrônicos. Nas atividades realizadas no PIBID, durante a observação das aulas do (a) professor (a) regente, observamos a insuficiência de atividades que envolvam a ludicidade como prática alfabetizadora. Buscamos sustentação teórica em KISHIMOTO, 1994; LUCKESI, 2006; PINTO & LIMA, 2003; ALMEIDA, 2003, entre outros. Resultados parciais evidenciam que sem uma formação, com vistas a qualificar, continuamente, os (as) alfabetizadores (as) numa perspectiva de ensinar de forma lúdica é impossível qualificar o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-Chave: Iniciação a Docência. Ludicidade. Processo ensino-aprendizado. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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