Estudo sobre os Gêneros Orais nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Tamires Regina Diel Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Ana Cecília Gonçalves Teixeira Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Ensino, Trabalho Docente, Linguagem

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar qual é o espaço destinado aos Gêneros Orais nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e de que forma são trabalhados. Especificamente, objetiva-se identificar se os Gêneros Orais são utilizados como objeto de ensino na disciplina de Língua Portuguesa e de que modo isso é realizado; verificar qual é o entendimento de linguagem do professor de Língua Portuguesa e como esse entendimento de linguagem se relaciona com a prática de sala de aula; investigar quais razões podem impedir ou dificultar o trabalho com os Gêneros Orais. Com intuito de atingir esses objetivos, a pesquisa foi desenvolvida com três professoras de Língua Portuguesa das séries finais - 6º ao 9º ano - do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública estadual, da cidade de Cerro Largo-RS. Nesse sentido, o corpus da pesquisa é um questionário, composto por um total de seis questões, às quais foram respondidas pelos sujeitos. Destaca-se que o trabalho se fundamenta nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (ISD), sobretudo em Machado e Bronckart (2009). Nessa perspectiva, para a análise das questões, focalizaram-se os seguintes aspectos: o contexto de produção do texto e a situação de ação de linguagem, o plano global do texto e seu conteúdo temático e o uso de modalizações (as avaliações e julgamentos realizados pelos sujeitos). A análise de dados mostrou que o trabalho com os Gêneros Orais em sala de aula é muito restrito devido a vários aspectos, como o desinteresse dos alunos, o não-querer fazer do professor e a falta de suporte teórico-metodológico por parte dos docentes da área.

Biografia do Autor

  • Tamires Regina Diel, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
    Acadêmica da décima fase do Curso de Graduação em Letras Português Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, Campus Cerro Largo,
  • Ana Cecília Gonçalves Teixeira, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

    Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, Campus Cerro Largo

Downloads

Publicado

02-09-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino