COMO OS IMPOSTOS AFETAM O SETOR DE COMPRAS: Um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil
Palavras-chave:
Imposto, Produto, Suprimentos.Resumo
Destaca que o ramo da Construção Civil vem se desenvolvendo, e o mercado imobiliário sofre impactos com a incidência de impostos, neste sentido o processo de compras/suprimentos desempenha um papel estratégico nos processos da empresa. Este trabalho tem a finalidade de demonstrar como os impostos afetam no processo de compras que é fundamental para a redução dos custos no mercado imobiliário, e qual o nível de conhecimento do setor de compras em relação à legislação tributária. Para ênfase deste estudo de caso, foi feita uma pesquisa em uma Empresa do Ramo da Construção Civil localizada na cidade de Chapecó/SC. Durante o desenvolvimento deste estudo foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica sobre Compras e Legislação Tributária conforme consta no referencial teórico. A coleta das informações foi em forma de entrevista. Em relação à análise dos dados foi feita de maneira qualitativa, sendo que todas as informações obtidas foram avaliadas e transcritas para melhor entendimento e averiguação das informações apontando que o imposto sobre compras depende da atividade em que se enquadra e o segmento de produtos que a empresa está comercializando a legislação brasileira oferece enquadramento em determinada forma de tributação, e as empresas precisam investir em atualizações das equipes responsáveis pelos cálculos dos tributos. De modo que o estudo de caso demonstra que o que o comprador precisa ter uma boa qualificação e conhecimento sobre os produtos e impostos que incidem sobre o mesmo, além de dispor de comprometimento e preocupação em minimizar os custos a partir dos impostos.
Referências
DIAS, Marco Aurélio. Administração de Materiais: princípios, conceitos e gestão. São Paulo, 6 ed. Altas, 2011.
DUE, J F. Tributação Indireta nas Economias em Desenvolvimento: O Papel e a Estrutura das Tarifas aduaneiras, dos Impostos de Consumo e dos Impostos de Venda. São Paulo: Perspectiva SA, 1974.
FARIA, Caroline. Administração de Compras. Disponível em: <http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-de-compras/>. Acesso em: 14 nov. 2015.
FONSECA, J J S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: Uec, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, Paulo Sergio. Administração de Materiais. Rio de Janeiro, 3 ed. Elsevier,2010.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing:uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012
MONTEIRO, José Carlos Braga. Por que é tão Complexo o Sistema Tributário Brasileiro? 2014. Disponível em: <http://www.portaltributario.com.br/artigos/porque-e-tao-complexo-o-sistema-tributario-brasileiro.htm>. Acesso em: 15 out. 2015.
PERSPECTIVAS para o setor de construção civil em 2015. Disponível em: <http://www.aifbrasilconsultoria.com.br/perspectivas-para-o-setor-de-construcao-civil-em-2015/>. Acesso em: 14 nov. 2015.
SABBAG, e M. Direito Tributário: Elementos do Direito. 9. ed. São Paulo: Premier Máxima, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.