QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DO LEITE EM PROPRIEDADES RURAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO SUDOESTE DO PARANÁ.

Autores

  • JAQUELINE POSSAN Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • ADRIANE FERREIRA FRIZZO Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
  • ANA PAULA WITT Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
  • RAYANE RIBEIRO Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
  • RAISSA MARTINI Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
  • JHENIFER CINTIA BENETI Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
  • IUCIF ABRÂO NACISF JUNIOR Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
  • Karina RAMIREZ STARIKOFF Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza

Palavras-chave:

Lácteos. Higienização. Ordenha.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade físico-química do leite em propriedades rurais do Sudoeste do Paraná. A pesquisa foi feita entre setembro de 2015 e maio de 2016. Foram avaliadas oito amostras de leite cru para instabilidade, através do teste do alizarol; acidez, através do método Dornic; densidade relativa, com uso de termolactodensímetro; gordura, crioscopia, sólidos não gordurosos, lactose e proteína total, através de analisador de leite (Master Complete - AKSO). Todas as amostras estavam dentro do padrão para o teste de estabilidade ao alizarol 72%; uma amostra estava acima do padrão permitido no teste de Dornic, com 18,6ºD; quanto a densidade relativa, duas apresentaram valores abaixo do permitido; os valores para gordura estavam dentro do valor permitido entre 3,44% a 4,01%; para o índice crioscópico, de quatro amostras analisadas para este parâmetro, apenas uma estava dentro do valor permitido; para sólidos não gordurosos, de quatro amostras analisadas duas estavam abaixo do permitido; todas as amostras apresentaram-se de acordo com a legislação para a quantidade mínima de proteína total e lactose. O conhecimento sobre os componentes do leite permite avaliar a qualidade físico-química do leite, que pode ser influenciada pela falta de boas práticas de higiene.

Biografia do Autor

  • JAQUELINE POSSAN, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza

    Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza. Em 2012- 2013 foi Voluntária do Projeto de Extensão Campo e Prosa, que abordava a transferência de informações relacionadas á bovinocultura de leite para pequeno produtor rural através de programa de rádio. No período de 2012 - 2014 foi Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Medicina Veterinária/Agricultura Familiar. Foi participante do Diretório Central dos Estudantes , na função de Suplente no ano de 2014 .Em 2015- 2016 Bolsista do Projeto de extensão: Análise da Qualidade da Água e do Leite nas Propriedades Rurais do Sudoeste do Paraná. Em 2016 voluntária do Projeto de Extensão : Serviço de Clínica Cirúrgica e Imaginologia da Unidade de Medicina Veterinária, Campus Realeza- PR.

     

  • ADRIANE FERREIRA FRIZZO, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
    Acadêmica da oitava fase do Curso de Medicina Veterinária, Campus Realeza, UFFS.
  • ANA PAULA WITT, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
    Acadêmica da décima fase do Curso de Medicina Veterinária, Campus Realeza, UFFS.
  • RAYANE RIBEIRO, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza

    Acadêmica da décima fase do Curso de Medicina Veterinária, Campus Realeza, UFFS.

  • RAISSA MARTINI, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
    Acadêmica da oitava fase do Curso de Medicina Veterinária, Campus Realeza, UFFS.
  • JHENIFER CINTIA BENETI, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
    Acadêmica da oitava fase do Curso de Medicina Veterinária, Campus Realeza, UFFS.
  • IUCIF ABRÂO NACISF JUNIOR, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza

    Professor Adjunto I, Doutor, Colaborador do Projeto de Extensão, Médico Veterinário, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza, UFFS.

  • Karina RAMIREZ STARIKOFF, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza

    Professora Adjunta I, Doutor, Coordenadora do Projeto de Extensão, Médico Veterinário, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza, UFFS.

Downloads

Publicado

23-01-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Extensão e Cultura