ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE TRÊS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO: SOJA, LEITE E BICHO DA SEDA EM UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DO MUNICÍPIO DE PORTO BARREIRO – PR.

Autores

  • João Arami Arami Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Laranjeiras do Su
  • Marliu Juliane Cottet Bacharel em Ciências Econômicas pela UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul.
  • Jacquelini Romero Pereira Acadêmica do curso de Agronomia da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Laranjeiras do Sul

Palavras-chave:

Unidade de Produção. Viabilidade Econômica. Propriedade Rural

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo estudar a viabilidade econômica de três atividades e propor três alternativas de produção: a soja, o leite e o bicho da seda. Considerando que as atividades de produção de soja e leite já são aplicadas a Unidade de Produção Agropecuária - UPA e a atividade de produção de bicho da seda foram sugeridas como alternativa complementar de renda. Para analisar as atividades foi escolhida uma propriedade do município de Porto Barreiro, no Estado do Paraná e aplicado um questionário visando captar dados referentes aos desempenhos em investimentos, receitas, despesas e/ou custos. O estudo da viabilidade do desempenho atual e a possibilidade da implantação da atividade produtiva do bicho da seda foram analisadas e interpretadas através dos métodos de análise de investimento (recursos de produção) tendo como parâmetro a Taxa Mínima de Atratividade - TMA e os indicadores da Taxa Interna de Retorno - TIR, Valor Presente Líquido - VPL e Payback, para as três alternativas propostas na pesquisa de maneira comparativa os diferentes cenários para a propriedade rural. Foram propostas três alternativas de viabilidade para o estudo: a primeira utiliza a soja e o leite, a segunda utiliza soja, leite e bicho da seda e a terceira leite e bicho da seda. Os resultados do estudo mostraram que a primeira alternativa apresentou resultado econômico baixo para os métodos da TIR e VPL e Payback muito alto, demonstrando as dificuldades atuais de sustentabilidade de tais atividades. A segunda alternativa resultou em significativa melhora de seus resultados, possibilitando um retorno econômico mais promissor. O terceiro cenário apresentou-se como a melhor alternativa, pois indicou um desempenho econômico superior em relação ao custo de oportunidade. Assim, a implantação da cultura do bicho da seda e a supressão ou abandono da cultura da soja seria a melhor alternativa do ponto de vista econômico levando a UPA a sustentabilidade econômica.


Biografia do Autor

  • João Arami Arami Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Laranjeiras do Su
    Mestre em Administração Pública e Governo - Área de Concentração: Economia e Finanças Públicas, Bacharel em Ciências Econômicas, Professor do Magistério Superior - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul.

Referências

BATALHA, Mário Otávio et. al. Soja: Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai. São Paulo: Atlas, 2009.

BATALHA, Mário Otávio. Gestão agroindustrial: GEPAI. São Paulo: Atlas. 1997.

BATALHA, Mário Otávio; SOUZA FILHO, Hildo Meirelles. Agronegócio no Mercosul: uma agenda para o desenvolvimento. São Paulo: Atlas, 2009.

BRACAGIOLI Neto, Alberto. Planejamento e gestão de projetos para o desenvolvimento rural. Porto Alegre: Editora UFRGS. 2010.

BRAGA, Roberto. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 2011.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cadeia Produtiva da Soja. Brasília: IICA: MAPA/SPA, 2007.

BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de Legislação: programas nacionais de saúde animal do Brasil / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Departamento de Saúde Animal. – Brasília : MAPA/SDA/DSA, 2009.

BUARQUE, Cristovam. Avaliação econômica de projetos. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

CENSO AGROPECUÁRIO 2006. Brasil, Grandes Regiões e Unidades de Federação. Rio de Janeiro:IBGE, 2006.

DUFUMIER, Marc. Projetos de desenvolvimento agrícola: manual para especialistas. Salvador: EDUFBA, 2010.

EMATER/RS. O setor primário do Rio Grande do Sul diagnóstico e perspectivas sócio econômicas: análise por atividade. Porto Alegre: 1991.

EMBRAPA, SOJA. Cultivares de soja: Regiões Sul e Central do Brasil 2010/2011. Folheto. Londrina – PR. 2010.

EMBRAPA, SOJA.Recomendações técnicas para a cultura da soja na região central do Brasil 2000/01. Embrapa - Londrina: 2000.

GERHARDT, Tatiane Engel; SILVEIRA, Denise Tolf. Método de pesquisa. Universidade aberta do Brasil – UAB/UFRGS e SEAD. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.

GITMAN, Lawrence J. Princípio de administração financeira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

LAKATOS, E. Maria; MARCONI, M. de Andrade. Fundamentos de metodologia científica: técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

MEZZADRI, Fábio Peixoto. Análise da conjuntura agropecuária ano de 2011/12. Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Departamento de economia rural. Paraná: 2012.

NEUMANN, Pedro Selvino. O impacto da fragmentação e do formato das terras nos sistemas familiares de produção. Tese: Florianópolis, 2003.

PORTO, Antonio José. Sericicultura no Estado de São Paulo. Agencia Paulista de tecnologia dos agronegócios (APTA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).Gália: São Paulo, p. 291-302, 2014.

SCHNEIDER, Sergio. Reflexões sobre diversidade e diversificação: agricultura, formas familiares e desenvolvimento rural. UFRGS. p. 85 – 131, 2010.

Downloads

Publicado

21-11-2016

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Pesquisa