MÓDULO DE COMPRAS DOS SISTEMAS DE ERP: um estudo comparativo

Autores

  • Gabriel Rudi Boff Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Jian Igor Luchetta Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Moacir Francisco Deimling Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Sistemas de informação, Administração de materiais, Enterprise Resource Planning.

Resumo

Atualmente, para manter vantagens competitivas é necessário possuir informações que transmitam segurança e confiabilidade na gestão. Portanto, as informações são de extrema importância na gestão de compras, pois estas permitem tomar a decisão de modo assertivo, reduzindo erros e gerando benefícios, como exemplo a redução de custos e a inovação dos processos. Assim, o setor de compras torna-se importante no planejamento estratégico das organizações através das informações que obtém durante os processos de aquisições de materiais e das atividades desenvolvidas, contribuindo no aumento do desempenho da companhia. Os sistemas de informação são importantes ferramentas tecnológicas que auxiliam na gestão das organizações, promovendo a rápida e eficaz tomada de decisão quando utilizados de maneira correta. Dentre os diversos sistemas de informação disponíveis encontram-se os sistemas de Enterprise Resource Planning, ou sistemas de ERP, responsáveis por promover a organização de todo o fluxo de informações da empresa e integração das áreas funcionais, reunindo todas as informações em um único banco de dados. Este tipo de sistema pode ser adquirido na forma de módulos, incluindo o módulo de compras, responsável por gerenciar e controlar todas as aquisições da organização. A partir disso, o presente trabalho, caracterizado como descritivo, se utilizou de pesquisa bibliográfica e documental para fazer a comparação entre as funcionalidades do módulo de compras de doze sistemas de ERP disponíveis no mercado brasileiro e as atividades propostas pela literatura, especificamente na área de compras e suprimentos. Os resultados mostraram que os softwares disponíveis atualmente não contemplam todas as atividades exigidas pela literatura, mesmo os mais consagrados no mercado. Também foi evidenciada a carência de informações comerciais mais completas sobre as funcionalidades de todos os sistemas de ERP pesquisados nas páginas dos sites dos fabricantes e também em outros sites especializados, revelando que, apesar de estarem no mercado brasileiro desde a década de 90, ainda existem diversas lacunas de informação e funcionalidade a serem preenchidas por estes sistemas.

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Publicado

09-10-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino