CONHECENDO O SISTEMA DIGESTÓRIO: COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE TRANSPORTE E ABSORÇÃO DE NUTRIENTES ATRAVÉS DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado, Ensino de Ciências e Biologia, Estratégias didáticas.Resumo
O presente resumo oferece uma reflexão acerca do uso de diferentes metodologias utilizadas em um conjunto de aulas desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS. O conteúdo “Sistema Digestório” foi desenvolvido no decorrer de 09 aulas, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal, através de diferentes metodologias aliadas às tradicionais, como o uso de recursos multimídia, aulas expositivas-dialogadas, vídeos, imagens, animações, experimentos, pesquisas e confecção de cartazes, visando chamar a atenção dos alunos para aquilo que acontece dentro do nosso próprio corpo, partindo da ideia de que devemos adaptar o ensino às novas tecnologias e à realidade do aluno, propiciando-lhes conhecimentos que impliquem em posturas críticas, que lhes façam procurar por hábitos alimentares saudáveis. Ao planejar trabalhar com essa temática, foi necessário criar uma sequência de aulas unindo a teoria e a prática, com o objetivo de envolver o aluno nas atividades, para que pudessem aprender a fazer, contribuindo assim, para um ser mais criativo, pensante, crítico e autônomo. Vislumbramos um processo de ensino e aprendizagem efetiva, que abrangesse o maior número de alunos, considerando que nem todos conseguem compreender os conteúdos da mesma maneira, com os mesmos métodos. Esta perspectiva foi observada no decorrer das aulas, através das crescentes observações, questionamentos e na participação ativa dos alunos. Observou-se também que o método mais eficiente, que despertou o interesse dos alunos e gerou diversos questionamentos, foi o uso de vídeos e animações após a explicação, onde puderam perceber todo o processo de digestão acontecendo. Trabalhar os conteúdos de diferentes maneiras antes de avaliá-los possibilita a reflexão de como estas podem vir a influenciar a relação professor/aluno e a relação com a disciplina, e com isso, facilitar o processo de aprendizagem, garantindo maior êxito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.