PROJETO HEMEROTECA NA ESCOLA

Autores

  • Cleuza Pelá UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Frantiusca B. Sulzbacher Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Mirela S. Klein Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Hemeroteca, Leitores críticos, Ensino.

Resumo

A leitura de periódicos impressos e/ou eletrônicos é frequente nas aulas de português? Por se esperar que sim, foi organizado o Projeto Hemeroteca na Escola que consistiu em discutir junto aos estudantes do Ensino Fundamental a organização temática de periódicos, sua diagramação e composição, bem como a verificação de uso de quais gêneros textuais eram frequentes nesses suportes. Além disso, o projeto visou ampliar os conhecimentos socioculturais das turmas e desenvolver de modo crítico sua competência leitora. O trabalho foi desenvolvido por bolsistas do subprojeto PIBID Letras, da UFFS - CL, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollembach, e teve por principal objetivo levar os estudantes a (re)conhecer os modos de organização de periódicos e também possibilitar a ampliação de repertório sobre temas atuais e gêneros textuais frequentes nesses portadores de textos. O projeto realizado se justifica, pois conhecer como se estrutura um periódico (jornal impresso e/ou eletrônico), suas temáticas e gêneros textuais frequentes, permite tratar a recepção de informações de modo diferenciado, além de desenvolver uma posição mais crítica para as questões sociais entre outros aspectos. Como o projeto levou os alunos a refletir sobre temas contemporâneos, a entrar em contato com uma pluralidade sociocultural e ter acesso a informações fora de seu cotidiano, tudo isso fez com que experimentassem ações com as quais não estavam habituados, não tinham o contato. Para as aulas foram selecionados jornais como o Folha de S. Paulo, Zero Hora, Correio do Povo, Estado de Minas entre outros. E, após leitura inspecional dos periódicos, por meio de comparação, foi estudada a organização linguístico-textual de notícias, crônicas, resenhas, além do jornal como um todo (sua subdivisão em cadernos; a presença de colunistas; as cores/as fontes; a diagramação etc), de modo a promover leituras mais significativas. Ao término das atividades, os alunos retextualizaram informações em diagramas, em resumos em forma de esquemas; (re)organizaram os gêneros selecionados dos periódicos ao lado das retextualizações e montaram um Mural no pátio da escola. Durante e ao final do trabalho, foi possível verificar que a leitura de periódicos é pouco frequente e que há dificuldades para retextualizar informações. No entanto, pode-se afirmar que por meio dessa vivência, os estudantes puderam (re)conhecer os modos de organização de periódicos e, por consequência, ampliar seu repertório sobre temas atuais e textos da esfera jornalística. E, sendo assim, acredita-se que foi possível contribuir para novas posturas ante a leitura de periódicos na escola.

Biografia do Autor

  • Cleuza Pelá, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Cleuza Pelá possui doutorado (2006) e mestrado (1998), em Língua Portuguesa, na área de leitura, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e graduação em Letras - Vernáculas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: Língua Portuguesa e Linguística, (estratégias de) leitura, gêneros textuais, romances e contos policiais, processos de referenciação, produção de texto e literaturas de expressão portuguesa. Tem trabalhado também com elaboração de itens de avaliação em larga escala, formação de professor, orientação de trabalhos de conclusão de curso, revisão de textos e assessoria de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
  • Frantiusca B. Sulzbacher, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Acadêmica do Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo - RS. Bolsista do Subprojeto PIBID – Letras (CAPES); frantibsulzbacher@hotmail.com.

  • Mirela S. Klein, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Acadêmica do Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo - RS. Bolsista do subprojeto PIBID – Letras (CAPES); mirelask@live.com.

Referências

BELARMINO, Adriana E. D. Projeto Hemeroteca. Folha Educação. São Paulo, [1999].

FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

_____________ . O jornal na sala da aula. São Paulo: Contexto, 1989.

HARRIS, Ray; HARRIS, Chris. Faça seu próprio jornal.Trad. Beatriz Marchesini. 5.ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.

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Publicado

30-09-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino