OFICINAS DE REVISÃO PARA O ENEM – APROXIMANDO UNIVERSIDADE E ESCOLAS
Palavras-chave:
Ensino médio, Docência, LínugyuResumo
Além da responsabilidade com a formação de profissionais de elevada qualidade, um dos papéis principais da universidade é o de aproximar os alunos do ensino médio do ambiente universitário. Para isso, a prática de projetos de extensão tem se mostrado extremamente positiva e produtiva, uma vez que permite a constituição de espaços de atuação universitária voltados diretamente para o fazer em comunidade. Nesse sentido, o projeto "Oficinem – oficinas de revisão para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)", uma ação do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes “Assessoria Linguística e Literária da UFFS”, oferece, desde 2011, aos estudantes das escolas de educação básica da rede pública de Chapecó e região oficinas de língua e de literatura, instrumentalizando-os para a realização das provas desse exame. As oficinas de produção de textos, de leitura e interpretação, de literatura e de língua estrangeira têm duração de três horas cada e acontecem nos dias que antecedem as provas, por meio de agendamento prévio. Além de promover a aproximação do estudante do ensino médio da rede pública do espaço universitário, a realização desta atividade permite a vivência de alternativas metodológicas para o ensino de língua materna e o esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento das provas de redação, línguas e literatura. As oficinas são ministradas pelos petianos, acadêmicos da Licenciatura em Letras, que podem, assim, experienciar a atividade docente; investigar as atuais condições de ensino de língua e de literatura por meio da pesquisa e exercitar a ação extensionista voltada para atender as necessidades da comunidade onde estão inseridos. As ações deste projeto são fundamentadas em uma perspectiva de trabalho na qual se busca ultrapassar a artificialidade quanto ao uso da linguagem e que possibilita o domínio efetivo da língua padrão em suas modalidades oral e escrita, para tal, os pressupostos teóricos anunciados no Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Letras da UFFS são utilizados como referenciais orientadores. Dentre os resultados alcançados destacamos a possibilidade de envolvimento da Universidade com a comunidade e a formação acadêmica mais consciente da realidade social que espera os professores de língua portuguesa. Destaca-se ainda que a dinâmica dessas atividades visa indissociabilizar o ensino, a pesquisa e a extensão por meio de ações que contribuam para a formação integral dos bolsistas envolvidos, para que estes possam atuar futuramente em seu campo profissional com qualidade, ética e compromisso social.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais- língua portuguesa. Brasília (DF): MEC/SEF, 1997.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. 10ª. ed. Scipione ? S.P. 2008.
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GEDOZ, Sueli. Articulações entre currículo e formação continuada: desafios do processo de ensino. In: Ensino de língua materna e formação docente: teoria, didática e prática/Ana Silva M. Aparício ? Sílvio R. da Silva (orgs.) Campinas, SP : Pontes Editores, 2013.
GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LACOMBE, Amélia. O jogo das palavras: aprendendo português. SãoPaulo: Brasiliense, 1991.
POSSENTI, Sírio. Por que não ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 1996.
SANTA CATARINA, Secretaria de estado da educação. Proposta Curricular. SED, 1991
___ Secretaria de estado da educação. Proposta Curricular. SED, 1998.
SOARES, Kátia C. Dambiski. A formação continuada dos professores da escola pública: algumas possibilidades na organização do trabalho pedagógico. Rev. Chão da Escola/SISMMAC/out. 2007.
STRONGESKI, Paulo J. R. O professor, a sociedade e o ensino de língua portuguesa. Disponível em : www.cefetpr.br/deptos/dacex/paulo5.htm acesso em 20 mar.2010.
WITZEL, Denise G. A auto-imagem do professor de língua portuguesa in: Anais do 5º Encontro do Celsul, Curitiba, PR, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.