EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E FORMATIVAS: O APRIMORAMENTO PROFISSIONAL A PARTIR DA MONITORIA

Autores

  • Jonas Antonio Bertolassi Universidade Federal da Fonteira Sul - Campus Erechim
  • Elisama de Farias Soares Universidade Federal da Fonteira Sul - Campus Erechim
  • Adriana Salete Loss Universidade Federal da Fonteira Sul - Campus Erechim

Palavras-chave:

Formação Profissional, Ensino, Pesquisa, Extensão,

Resumo

Resumo: De modo geral, porém sem generalizações, ao discutir-se sobre a formação docente, remete-se imediatamente aos conhecimentos que o professor deve ter para efetuar um bom trabalho em sala de aula, considerando somente aspectos conteudistas, sem ponderar atributos de ordem emocional e social, fundamentais para a efetivação da ascensão social. No entanto, para uma formação profissional qualitativa que dê conta dessas particularidades, o processo formativo precisa ser intencional e planejado, dentro dos trâmites da tríade ensino, pesquisa e extensão, a fim de consolidar um profissional amplamente capacitado dentro de sua área de atuação. A intenção desse trabalho é apresentar a experiência vivenciada no período de 11/04/2016 a 09/07/2016 no projeto de monitoria “Experiências educativas e formativas” que atendeu uma carga horária de 12 horas semanais, vinculado a Universidade Federal da Fronteira Sul, dentro do componente curricular Estágio Supervisionado, orientado pela Professora Pós Doutora Adriana Salete Loss. Este teve como objetivo geral proporcionar a reflexão sobre os conhecimentos teórico-práticos, incorporados no processo de graduação, visando compreender como ocorre o processo prático de ensino, pesquisa e extensão, na realidade escolar. As discussões presentes no trabalho partem das observações realizadas no ambiente escolar em evidência, da participação em seminários com temáticas diversificadas do âmbito educacional, visitas de campo em diferentes espaços educativos, reuniões de distintas especificidades, acompanhamento e organização de grupos de pesquisa e estudos, voltados ao campo educacional, no planejamento e produção de projetos de pesquisa e na organização de eventos institucionais. Em síntese, o elenco de atividades promovidas no processo de monitoria, possibilitou além das reflexões acerca da formação acadêmica, o aprimoramento de conhecimentos teórico-práticos, de maneira qualitativa, na perspectiva de uma compreensão efetiva em relação à tríade ensino, pesquisa e extensão, estimulando o senso crítico, fornecendo os subsídios necessários para o aperfeiçoamento da futura atuação docente, bem como proporcionou maior autonomia nos diálogos, formais e informais dentro do campo educacional.

 

Palavras-chave: Formação profissional. Ensino. Pesquisa. Extensão.

 

Biografia do Autor

  • Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fonteira Sul - Campus Erechim
    Professora Pós Doutora em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim – RS. E-mail: adriloss@uffs.edu.br. Orientadora.

Downloads

Publicado

21-11-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino