Contos maravilhosos antigos e contemporâneos: experiências do ensino de literatura na educação básica
Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Estágio Curricular Supervisionado, Conto, Recepção.Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar reflexões sobre a recepção/percepção dos contos Chapeuzinho Vermelho, de Jacob e Wilhelm Grimm, e Chapeuzinho Vermelho de Raiva, de Mário Prata, em uma sala de sexto ano do ensino fundamental. A proposta de ensino foi desenvolvida e executada no âmbito do componente de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa IV, marcando a experimentação docente com diálogos teóricos referentes ao ensino de literatura no ambiente escolar, mais especificamente as contribuições de Coelho (2002) e Zilberman (2012). As autoras pautam reflexões sobre distinções teóricas da teoria literária – sobretudo, no que concerne à literatura infantil e juvenil, como também da leitura literária na escola, qualificando e proporcionando subsídios teóricos para o trabalho com a literatura na educação básica. Calcados nesses pressupostos, foram planejadas atividades que consideravam a recepção/percepção dos alunos como determinantes no processo de compreensão dos contos, das fases da narrativa, como também do movimento de atribuição de sentidos. Esse trabalhopossibilitaria uma visão global dos textos enquanto gêneros textuais-discursivos, isto é, como conto maravilhoso antigo (Chapeuzinho Vermelho) e conto maravilhoso contemporâneo (Chapeuzinho Vermelho de Raiva), oferecendo pontos de distinções e aproximações sobre o funcionamento de cada um dos gêneros. Os resultados das reflexões sobre as atividades desenvolvidas na referida sala apontam para dificuldades tanto referentes à percepção da estrutura dos contos maravilhosos quanto à compreensão da relação entre os contos antigos e contemporâneos, seja pelas relações intertextuais constitutivas de qualquer texto ou pelas relações de atravessamento de sentidos que marcam os dois gêneros. As atividades desenvolvidas contribuíram para o afinamento de um olhar sensível sobre o ensino de língua portuguesa na educação básica, dentro de seus limites e possibilidades.Downloads
Publicado
04-10-2016
Edição
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino
Licença
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