A PREVENÇÃO DE DOENÇAS ATRAVÉS DA TROCA DE EQUIPOS DE INFUSÃO E MATERIAIS HOSPITALARES COMO AÇÃO DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Ariane Sabina Stieven Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Angélica Zanettini UFFS
  • Sonia Mara Maragno HRO
  • Katia Lilian Sedrez Celich UFFS
  • Sandra Marin UFFS
  • Silvia Silva de Souza UFFS
  • Tatiana Gaffuri da Silva UFFS

Palavras-chave:

Educação Continuada em Enfermagem. Prevenção de Doenças. Equipamentos e Provisões Hospitalares. Hospitais Públicos.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem como objetivo oferecer às estudantes oportunidades para aprendizados na atividade profissional e para a contextualização curricular, através da agregação e sedimentação dos saberes e práticas que foram aprendidos ao longo do curso, visando a execução das quatro dimensões do enfermeiro: Gerência, Pesquisa, Assistência e Ensino. O ECS em questão foi realizado na Clínica Cirúrgica Geral (CCG) do Hospital Regional do Oeste (HRO). Ao iniciar o estágio, percebeu-se que os equipos para infusão de soluções, principalmente de soro, estavam sem identificação e não eram trocados conforme as normas preconizadas, portanto estavam em situação irregulares. Pelo fato de serem dispositivos ligados diretamente ao acesso venoso dos usuários, é imprescindível que estas normas sejam atendidas. A troca é preconizada da seguinte forma: os equipos comuns e para dieta pelo menos a cada 24 horas; equipos de gotas, microgotas e bomba de infusão a intervalos máximos de 72 horas. Além disso, é importante a identificação de forma correta, pois contribui para que a troca seja realizada corretamente. Sendo assim, iniciou-se um processo continuo de educação em saúde, para que a equipe de técnicas de enfermagem (re)lembrassem de realizar a troca dos equipos e/ou identificá-los. Para tanto, era realizado, pelas estudantes, um lembrete diário, após as visitas contendo número do quarto, número do leito e o que precisava ser trocado. Os bilhetes eram colocados próximos aos prontuários dos pacientes para que fossem facilmente visualizados. Os equipos sem identificação eram também trocados para garantir a segurança do paciente. Após os quatro meses de ECS as acadêmicas perceberam que suas ações estavam apresentando bons resultados o que as motivava a continuar com as intervenções. Apesar da necessidade de continuarem com os bilhetes perceberam que do início para o final do estágio houve uma queda muito significativa dos equipos vencidos na CCG, pode-se até mesmo arriscar em afirmar que a queda foi de aproximadamente 70%, sendo que haviam dias com nenhum equipo vencido. Percebe-se então a importância do ECS não apenas para a vida acadêmica e profissional das estudantes, mas também para o serviço onde estas estão inseridas e, principalmente para os usuários que recebem atendimento nesses locais. A troca de equipos pode parecer algo simples e sem muita importância, porém é uma ação que previne infecções, evitando maior tempo de internação hospitalar, redução dos gastos públicos, maior rotatividade de usuários e, principalmente assegura um cuidado efetivo e com qualidade. Neste sentido, os procedimentos realizados pelos profissionais de enfermagem deve sempre ter respaldo em evidencias científicas para garantir a segurança do paciente e dos próprios profissionais, respaldados pela Sistematização da Assistência de Enfermagem e as resoluções de seu órgão regulamentador. Ficou evidente a relevância da integração ensino-saúde e seu papel como transformador de atitudes e comportamentos na educação em saúde.

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Publicado

29-11-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino