O ensino de sociologia e suas problemáticas: o desenvolvimento da disciplina no contexto das escolas da 15ª Coordenadoria Regional de Educação DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Resumo: O trabalho pretende compreender como são desenvolvidas as metodologias de ensino dos professores que lecionam a disciplina de Sociologia nas escolas da 15ª CRE/RS com o interesse de identificar suas problemáticas. Nosso interesse será de compreender as práticas e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores dentro do contexto atual de desenvolvimento disciplina nas escolas da região. O retorno da disciplina de sociologia para o Ensino Médio, ocorrido a partir de 2008, tem despertado a necessidade de averiguarmos as condições do desenvolvimento dos conteúdos desenvolvidos pelos professores. No contexto atual da região a disciplina de Sociologia não é ministrada por professores formado em Ciências Sociais. Em seu lugar, é desempenhada por profissionais formados por outras áreas das ciências humanas como forma de complementar carga horária na escola. Assim, algumas dificuldades por parte dos professores na hora de desenvolver o ensino se apresentam. Diante deste cenário, cabe-nos compreender como o ensino de sociologia está sendo desenvolvido nas escolas para identificar quais elementos formativos são empreendidos pelos professores para o desenvolvimento da sua prática de ensino. Os objetivos do trabalho são: compreender como os professores da disciplina de Sociologia, desenvolvem suas práticas de ensino no contexto da 15ª CRE/RS e lugar verificar quais são os recursos utilizados pelos professores em suas práticas de ensino utilizados em sala de aula. A metodologia da pesquisa foi do tipo qualitativa com a realização de entrevistas com professores no ano de 2016 com escolas situadas no perímetro urbano da cidade de Erechim. O número de entrevistas será definido conforme a aceitação dos professores. A partir da análise das informações foi identificado que a ausência de professores formados em Ciências Sociais atuando nas escolas entrevistadas indicam uma tendência para utilização o livro didático como principal instrumento de trabalho do professor. Deste modo, a organização dos conteúdos expostos no livro são utilizados, tendencialmente, em sua integralidade. Além disso, os professores informam que não têm contato com o conteúdo descrito nos documentos dos Parâmetros Curriculares para o ensino de Sociologia indicando a fragilidade do desenvolvimento da disciplina de sociologia nas escolas de ensino médio na rede pública. Com este trabalho pretendemos fazer levantamento de como os professores da 15 CRE atuam na disciplina de sociologia diante das problemáticas enfrentadas desde sua implementação no Ensino Médio no ano de 2008 indicando a importância de profissionais habilitados na área para uma condução didática que utilize as ferramentas de ensino adequadas para um bom desempenho do aluno diante da disciplina.
Palavras chave: Ensino de sociologia. Professores de sociologia. Praticas didáticas. Metodologias de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.