VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM SANTA MARIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alexsandra Martins da silva "Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó"
  • Camila Zanesco Universidade Federal da fronteira Sul

Palavras-chave:

VER-SUS, Extensão, Vivência.

Resumo

O projeto vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde (VER-SUS) foi criado no ano de 2002 com apoio do Ministério da Saúde, propõe diretrizes que são compatíveis com as atuais políticas prioritárias e que preveem a organização das redes de atenção à saúde, tendo a atenção básica como organizadora do processo de cuidado. Nesta perspectiva, o projeto tem o objetivo de qualificar futuros profissionais, permitindo ao acadêmico experimentar um novo espaço de aprendizado, conhecer o trabalho das organizações de saúde, entender como funciona o desenvolvimento das lutas dos setores do campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais com olhar crítico reflexivo, que lutem pelo pleno funcionamento do SUS. O seguinte trabalho relata a experiência de acadêmicos do curso de bacharelado em enfermagem no projeto VER-SUS em Santa Maria/ Rio Grande do Sul (SM-RS), em um estágio de vivência e aproximação da realidade e da prática do Sistema Único de Saúde. A vivência aconteceu entre 07 e 18 de janeiro do ano de 2016, no município de SM-RS, o mesmo possibilitou conhecer espaços da rede pública de saúde, nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. Com imersão completa no projeto, as visitas aos espaços foram articuladas com discussões sobre o SUS, possibilitando ressignificar conceitos estudados durante a graduação, bem como aprimorar o conhecimento dos princípios e diretrizes do SUS, e seu real funcionamento. Durante o período ocorreu uma rica troca de experiências entre os viventes por meio de discussões sobre situações-problema e estratégias de soluções possíveis com a visão da equipe multiprofissional. A participação na edição de verão de 2016 do VER-SUS buscou motivar os discentes participantes a tornar o debate uma fonte de novos conhecimentos bem como para o aperfeiçoamento, reforçar a importância e o quão essencial é a multidisciplinariedade, estimular o comportamento crítico reflexivo, mas ao mesmo tempo mostrar a importância de interpretar e agir diante das dificuldades de forma ágil e resolutiva. Pode-se concluir que a importância do projeto transpassa as barreiras da universidade tendo em vista que a saúde vai além dos profissionais da área, sendo que é resultante das condições de vida.

Biografia do Autor

  • Alexsandra Martins da silva, "Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó"
    Academica do curso de enfermagem da Universidade Federal Da Fronteira Sul

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Publicado

19-01-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura