VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM SANTA MARIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
VER-SUS, Extensão, Vivência.Resumo
O projeto vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde (VER-SUS) foi criado no ano de 2002 com apoio do Ministério da Saúde, propõe diretrizes que são compatíveis com as atuais políticas prioritárias e que preveem a organização das redes de atenção à saúde, tendo a atenção básica como organizadora do processo de cuidado. Nesta perspectiva, o projeto tem o objetivo de qualificar futuros profissionais, permitindo ao acadêmico experimentar um novo espaço de aprendizado, conhecer o trabalho das organizações de saúde, entender como funciona o desenvolvimento das lutas dos setores do campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais com olhar crítico reflexivo, que lutem pelo pleno funcionamento do SUS. O seguinte trabalho relata a experiência de acadêmicos do curso de bacharelado em enfermagem no projeto VER-SUS em Santa Maria/ Rio Grande do Sul (SM-RS), em um estágio de vivência e aproximação da realidade e da prática do Sistema Único de Saúde. A vivência aconteceu entre 07 e 18 de janeiro do ano de 2016, no município de SM-RS, o mesmo possibilitou conhecer espaços da rede pública de saúde, nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. Com imersão completa no projeto, as visitas aos espaços foram articuladas com discussões sobre o SUS, possibilitando ressignificar conceitos estudados durante a graduação, bem como aprimorar o conhecimento dos princípios e diretrizes do SUS, e seu real funcionamento. Durante o período ocorreu uma rica troca de experiências entre os viventes por meio de discussões sobre situações-problema e estratégias de soluções possíveis com a visão da equipe multiprofissional. A participação na edição de verão de 2016 do VER-SUS buscou motivar os discentes participantes a tornar o debate uma fonte de novos conhecimentos bem como para o aperfeiçoamento, reforçar a importância e o quão essencial é a multidisciplinariedade, estimular o comportamento crítico reflexivo, mas ao mesmo tempo mostrar a importância de interpretar e agir diante das dificuldades de forma ágil e resolutiva. Pode-se concluir que a importância do projeto transpassa as barreiras da universidade tendo em vista que a saúde vai além dos profissionais da área, sendo que é resultante das condições de vida.Referências
ANDREATTA, Marcelo de Faria Corrêa. Instituto de educação josué de castro: paulo freire e a escola diferente. 2005. 94 f. Tese (Doutorado) - Curso de Mestre em Educação, Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Porto Alegre, 2005. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5046/000509049.pdf?sequence=1>. Acesso em: 08 mar. 2016.
BASEGGIO, Lilian et al. Construção e experiências no VER-SUS Oeste Catarinense na perspectiva dos(as) facilitadores(as): Conflitos e possibilidades. Ser Fazer Compor - VER-SUS Redes de Afetos e Conhecimentos: Série Cadernos de Saúde Coletiva,Porto Alegre, p.19-21, 2016. Disponível em: <http://www.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/colecao-cadernos-de-saude-coletiva/ser-fazer-compor-VER-SUS-pdf/view>. Acesso em: 04 mar. 2016.
Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária ITERRA, Coletivo Político Pedagógico (CPP):Veranópolis, 2003
DEMARZO, Marcelo Marcos Piva. Reorganização dos sistemas de saúde. São Paulo: Unifesp, 2009. 10 p. Disponível em: <http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade02/unidade02.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2016.
FERLA, Alcindo Antônio et al. Ser, Fazer, Compor VER-SUS: Redes de Afetos e Conhecimentos. Cadernos de Saúde Coletiva: Impressões, [s.l.], p.35-35, 20 jan. 2016. Associacao Brasileira da Rede Unida. http://dx.doi.org/10.18310/9788566659382. Disponível em: <http://www.otics.org>. Acesso em: 08 mar. 2016.
IBGE. Censo. 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 09 mar. 2016.
IJEC, Instituto de Educação Josué de Castro, Método Pedagógico, Instituto Técnico de
IJEC. Fragmentos do texto “instituto josué de castro (ijec) – métodos pedagógicos. 2013. Disponível em: https://conecs2012.files.wordpress.com/2012/01/fragmentos-do-mc3a9todo.pdf. Acesso em: 08 mar. 2016.
LIRA NETO, José Cláudio Garcia et al. VER-SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA VIVÊNCIA-ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Rev EnfermUfpe On Line.: REUOL, Recife, v. 1, n. 7, p.1042-1046, mar. 2013. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/.../5854>. Acesso em: 10 fev. 2016.
MENDES, Flavio Martins de Souza; FONSECA, Karina de Andrade; BRASIL, Julia AlveseDALBELLO-ARAUJO, Maristela. VER-SUS: relato de vivências na formação de Psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.1, pp. 174-187. ISSN 1414-9893. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100013. Acesso em 10 de fevereiro de 2016.
OTICS. Apresentação VER-SUS. Disponível em: <http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/versus/apresentacao>. Acesso em: 04 mar. 2016.
VER-SUS Santa Maria. 2016. Blogspot. Disponível em: <http://versus-santamaria.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 fev. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.