ATUAÇÃO DO ACADÊMICO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: DESAFIOS NO CUIDADO E NA GESTÃO

Autores

  • Alexsandra Martins da silva "Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó"
  • Camila Zanesco Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Silvia Silva de souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Kátia Lilian Sedrez Celich Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tatiane Gaffuri da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gloriana Frizon Hospital Regional do Oeste
  • Manoela Londero Hospital Regional do Oeste

Resumo

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor do hospital designado a pacientes críticos, instáveis e que necessitam de cuidados complexos. Conhecer o setor é essencial, por isso o desenvolvimento do diagnóstico situacional pelos acadêmicos ao adentrar a UTI. São 450 horas de imersão no campo prático com supervisão direta do enfermeiro e indireta do professor, oportunizando o aperfeiçoamento do conhecimento cientifico das ações técnicas conhecidas durante a graduação, bem como a aquisição de novos conhecimentos e integração entre teoria e prática.  Consiste na atividade mais próxima durante toda formação acadêmica do real papel do profissional enfermeiro (a) na práxis, sendo partícipe de uma formação profissional qualificada, ética e empenhada em atender as necessidades dos pacientes. Sendo que para uma atuação eficaz é necessário conhecer o funcionamento da UTI e as 4 dimensões em que o enfermeiro atua, sendo elas: Assistência, Gerência, Pesquisa e Ensino. Este estágio foi realizado em uma UTI do Oeste catarinense. A UTI em questão conta com 17 leitos, sendo 3 pediátricos. Divide-se em duas: Nível A e Nível B, a equipe de enfermagem é composta por um enfermeiro coordenador, dois enfermeiros assistências e nove técnicos de enfermagem por turno. Na dimensão da educação, pelo nível de complexidade e grandes mudanças que acontecem no processo de trabalho, tem-se atividades permanente quase todas as semanas, principalmente com os enfermeiros. Na dimensão da pesquisa existe um grupo constituído pelas três instituições de ensino que desenvolvem atividades de ensino em parceria com o serviço para a implementação do processo de enfermagem. Na dimensão gerencial, foi possível participar do processo de gerenciamento de recursos humanos e materiais, a qual requer uma organização proativa. Na dimensão assistencial o enfermeiro assume como objeto o cuidado integral ao paciente, visualizando as necessidades dele e de sua família. Conhecer o serviço e suas rotinas permite que os acadêmicos vivenciem a realidade do serviço e o papel do enfermeiro, viabilizando a realização na prática das atividades nos quatro eixos de formação. Sendo um veículo de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizado e ensaio para a vida profissional.

Biografia do Autor

  • Alexsandra Martins da silva, "Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó"
    Academica do curso de enfermagem da Universidade Federal Da Fronteira Sul

Referências

Lopes NP, Gaspariny C, Salzbron C, Pedro C, Iubel L, Barroso et al. Conhecendo as UTI’s de Curitiba: UTI geral. Revista do Curso de Enfermagem, Curitiba 2015.

Gomes JC, Cardoso LD, Miranda KV, Ramos NP, Souza REFS. Critérios de admissão em UTI e avaliação de prognóstico de usuário idoso. Revista Enfermagem, Bahia, Abril, 2015.

Silva RM, Silva ICM, Ravalia RA. Ensino de Enfermagem: Reflexões Sobre o Estágio Curricular Supervisionado. Revista Práxis, Volta redonda 2009.

Castilho V, Golçalvez VLM. Gerenciamento de Recursos Materiais. Gerenciamento em Enfermagem, Rio de Janeiro, 2005.

Downloads

Publicado

09-10-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino