REFLEXÕES COM A EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE SAÚDE BUCAL A PARTIR DA HORA DO CONTO
Resumo
Resumo: Destacamos aqui a importância do PIBID - Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), o qual possibilita aos licenciados bolsistas o contato com o seu futuro campo profissional desde o início da graduação. Descrevemos a realização de uma atividade com alunos do 3° ano das séries iniciais sobre higiene bucal. A escola a qual atuamos possui em sua programação a Hora do Conto, que tem como finalidade despertar no aluno o interesse pela leitura, a interação com os colegas, propiciando uma maior concentração na realização de outras atividades, bem como o gosto pela leitura. Com este intuito escolhemos o livro Sorriso Alegre os Amigos da Boca, autoria de Tânia Medrano Rotta Oizumi e Josepha Medrano Rotta (2008). A fim de despertar uma maior sensibilização das crianças para com o cuidado da sua higiene bucal. Para essa ação foram utilizados dois períodos de aula, contando com 55 minutos cada. Iniciamos a atividade interagindo com os alunos que contavam com idade entre 7 e 8 anos, questionando-os sobre o que entendiam sobre Higiene Bucal. Obtivemos como resposta: escovação dos dentes, aplicação de flúor, uso do fio dental, perguntamos se eles utilizavam destes para a sua própria higienização. De que forma posiciona a escova para a escovação, se utilizam o uso do fio dental e flúor? Após a leitura do livro e dos questionamentos dos alunos, foi proposto a eles uma atividade escrita sobre o que discutimos. A atividade tinha o seguinte roteiro: 1. Circule a imagens do dente pouco cariado e a primeira etapa da higiene bucal. 2. Escreva o nome de cada item. 3. Circule as imagens que fazem parte da higiene bucal. Ao analisar os resultados dos exercícios, constatamos que as atividades dois e três foram realizadas corretamente. A maior dificuldade foi com a realização da primeira questão. Cinco crianças responderam corretamente a imagem do dente pouco cariado e escovação dos dentes, três circularam o dente pouco cariado e uso do fio dental, três circularam o dente pouco cariado, escovação e uso do fio dental e dois circularam apenas o dente pouco cariado. Ressaltamos que os alunos tiveram uma maior dificuldade na primeira questão, referente aos nossos hábitos diários. Por mais que tenha sido frisado, que primeiramente, se escova os dentes e após se faz o uso do fio dental, a tendência é que se o indivíduo efetua o uso do fio dental por primeiro, sua percepção ainda esta vinculada a está prática. Levando um tempo até que mude de hábitos. Em suma, a atividade foi muito significativa por proporcionar o processo interativo com a escola e os alunos, instigar a discussão e reflexão de temas correlatos à saúde, cuidados consigo, com os outros e o ambiente, com os alunos dos anos iniciais propiciando que esses vão se apropriando do conhecimento e (re) pensando suas ações no cotidiano.
Palavras – chave: Literatura infantil. Higiene bucal.Docência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.