A GLOBALIZAÇÃO EM IMAGENS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: EXPERIMENTAÇÕES NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Autores

  • rafael marchesan UFFS Campus Erechim
  • Giovana Zabot

Palavras-chave:

Estágio; Globalização; Geografia; Tecnologia

Resumo

A globalização e os processos que envolvem as dinâmicas espaciais no mundo contemporâneo são temas/conteúdos presentes no currículo da geografia escolar. O presente trabalho trata de reflexões oriundas de experimentações realizadas em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental durante atividades de regência do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II do curso de Geografia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim/RS. Para introduzir o conteúdo sobre globalização, buscou-se primeiramente entender o grau de entendimento dos(as) estudantes em relação ao tema e como compreendem a dinâmica deste assunto em seu dia-a-dia, sendo através do consumo direto ou da influência a que estão sujeitos. Para isso, foi realizada uma atividade em duas turmas de 9º ano, no Colégio Estadual Professor Mantovani, com o objetivo de compreender a construção do imaginário de um mundo globalizado na visão dos adolescentes, identificando em mapas do mundo sem preenchimento, a partir de livre criação, aspectos que remetem à continentes, países ou regiões do globo. A contextualização do tema também foi apoiada pelo uso de imagens que ilustravam diferentes aspectos desse fenômeno, abordando o imaginário idealizado de globalização, remetido à tecnologia, integração e acesso global, bem como elementos de contraste como conflitos, desigualdade e impactos ambientais.  Percebeu-se ao final da atividade uma concentração na indicação e descrição de produtos e serviços em pontos como América do Norte e do Sul, Europa e Leste Asiático, tendo vazios ou pouca expressão locais como a África, Oriente Médio e Oceania. Além disso, as poucas representações foram carregadas de estereótipos, como a ideia do continente como um país pobre, ou até mesmo o Brasil sendo representado apenas pelas palavras "samba" e "futebol". Foi possível observar uma hegemonia do chamado “mundo desenvolvido”, que detém o controle da maior quantidade de marcas e produtos nas citações dos mapas. Assim, verifica-se que as imagens presentes nas redes sociais e materiais didáticos reforçam um discurso da globalização como um fenômeno eminentemente econômico e tecnológico, marcado pelos fluxos de capital, mercadoria e informações que impactam os nossos modos/padrões de vida/consumo através do uso das redes sociais, por exemplo, vindos principalmente das empresas estrangeiras. Por outro lado, também fica evidente, através dos mapas preenchidos pelos estudantes, os “vazios” e impactos desse processo, com pouco ou nenhum reconhecimento à aspectos locais e tradicionais.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim