TECNOLOGIAS DIGITAIS E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO E-PORTFÓLIO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ERECHIM/RS
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Documentação Pedagógica, E-portfólioResumo
Este trabalho foi desenvolvido como pesquisa no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), no curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Erechim, vinculado à Linha de Pesquisa 1: Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional, tendo como temática as tecnologias digitais e a documentação pedagógica, com enfoque na construção do e-portfólio. É uma pesquisa qualitativa, com aporte teórico a partir de Craidy e Kaercher (2001), Loss, Souza e Vargas (2019), Pimenta (2012); Edwards, Gandini e Forman (2016), Formosinho e Pascal (2019), Rinaldi (2017), Proença (2022), Scheffer e Pasa (2022) e outros. Tem por objetivo investigar a concepção dos docentes a respeito das tecnologias digitais e da documentação pedagógica, com enfoque nas perspectivas e nos desafios encontrados na construção do Portfólio Digital em uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada no Município de Erechim/RS, sendo realizado no primeiro semestre de 2025. Com a realização deste, propõe-se como instrumento de coleta de dados, uma proposta de formação continuada por meio de um curso de extensão, que incluiu a aplicação de um questionário aos docentes da Rede Pública Municipal de uma escola de Educação Infantil. A organização e análise dos dados ocorre a partir de categorias de conteúdo (Bardin, 2016). Propõe-se ao fim deste, a concretização do Produto Educacional, o qual destina-se em um caderno pedagógico, como formação continuada para os docentes da rede municipal de ensino do município de Erechim, a fim de auxiliá-las na compreensão de como documentar/registrar o processo de desenvolvimento das crianças com as tecnologias digitais, por meio da construção do e-portfólio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nilce Fátima Scheffer, Lucivane Rossioli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

