REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS
Palavras-chave:
Formação docente; Ensino de espanhol; Estágio supervisionado;Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência pedagógica desenvolvida no CCR Estágio Supervisionado em Língua Espanhola II, voltado para o Ensino Médio, vinculado ao Curso de Licenciatura em Português e Espanhol do Campus Cerro Largo da UFFS, e realizada no turno da noite com uma turma de primeiro ano em uma escola estadual. O estágio representou um momento essencial de articulação entre teoria e prática, permitindo compreender o funcionamento do ambiente escolar, as dificuldades enfrentadas pelos alunos e o papel social do professor como mediador do conhecimento e como mediador intercultural. A vivência possibilitou um olhar ampliado sobre as múltiplas realidades dos estudantes, em sua maioria, trabalhadores que conciliam jornada laboral e estudos, o que coloca em relevo a importância de uma prática docente sensível e comprometida. A proposta pedagógica baseou-se nos princípios de Paulo Freire, valorizando o diálogo, a participação ativa e a construção conjunta do conhecimento. O tema escolhido para as aulas foi “Redes sociais e saúde mental dos jovens”, por sua relevância e proximidade com a realidade dos alunos. Embora a turma não utilizasse o espanhol em interações orais, os estudantes demonstraram interesse em leituras, questionando o significado de palavras desconhecidas e participando ativamente das atividades propostas. As práticas incluíram leitura de textos, análise de vídeos, produção oral e escrita, bem como a confecção de cartazes temáticos, advertindo sobre as virtudes e os perigos do uso das redes sociais. Essa última atividade foi especialmente significativa, pois uniu criatividade, aplicação dos conteúdos estudados e reflexão crítica sobre o tema. A participação dos alunos foi marcada por colaboração, respeito e interesse, mesmo diante de dificuldades com a língua estrangeira. A utilização de recursos visuais e atividades dinâmicas mostrou-se essencial para manter o engajamento e favorecer um aprendizado mais próximo de suas realidades. Conclui-se que o estágio proporcionou não apenas crescimento acadêmico e profissional, mas também amadurecimento pessoal. Ao lidar com um grupo diverso e desafiador, foi possível compreender a importância da empatia, da escuta e da adaptação metodológica. A experiência reafirmou o papel fundamental do professor como orientador e apoiador dos estudantes, especialmente em contextos em que as condições sociais impactam o rendimento escolar. Além disso, destacou o valor do ensino de uma língua estrangeira, como o espanhol, tanto na formação educacional e na preparação para exames, quanto como instrumento de comunicação global, ampliando horizontes culturais, sociais e profissionais dos alunos.
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