A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
- Bruna Schmitt Steffens Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
- Eduarda Wildchen Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.
- Félix Rafael Thomas Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.
- Nelsi Ines Welter Hartmann Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.
- Jaqueline Mayer Dapper Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.
- Fabiane De Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.
Palavras-chave:
Pesquisa Científica, PICMEL, Livros Didáticos.Biografia do Autor
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Eduarda Wildchen, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.A realização deste trabalho de pesquisa se deu em um contexto de atividades de iniciação científica realizada no decorrer do programa PICMEL/FAPERGS no segundo semestre de 2014. Tal programa apresenta como objetivo promover a inserção de estudantes da educação básica em atividades de pesquisa na universidade, sendo que o tema proposto trata da verificação da presença de aspectos relacionados a História da Ciência nos livros didáticos. Compreende-se que a utilização do livro didático em sala de aula na educação básica tem sido tema de investigação recorrente, tendo em vista a influência que este instrumento tem no trabalho do professor. Também destaca-se a importância da utilização da História da Ciência em sala de aula afim de humanizar o ensino de Ciências, promovendo a formação de um estudante crítico e reflexivo a partir de uma visão mais realista e ampla do conhecimento científico, desmistificando entendimentos ingênuos e distorcidos da ciência. Uma das compreensões compartilhadas nos espaços de ensino é do caráter linear e absoluto dos conceitos científicos. O estudo da História da Ciência surge como uma possibilidade de contrapor essa ideia, demonstrando que cada teoria científica é fruto de um longo processo de pesquisas e investigações. O processo de pesquisa aqui descrito foi realizado pelos estudantes de uma escola pública da rede estadual do município de Cerro Largo/RS inseridos no projeto de iniciação científica. O livro analisado corresponde ao utilizado pela turma de 8º ano da escola, o qual foi selecionado através do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD/2013. Para a realização desta pesquisa, foram realizadas leituras acerca do que é História da Ciência, bem como a participação em discussões promovidas por professores da universidade. Na sequência, realizou-se uma análise do livro didático usando como referência um quadro modelo adaptado para verificar aspectos correspondentes ao perfil do cientista, produção do conhecimento, ilustrações, atividades, contextualização, classificação do tema quanto ao desenvolvimento da História e seu papel. A partir da pesquisa constatou-se que a História da Ciência no livro analisado pode ser classificada em três categorias, sendo elas: como parte integrante do conteúdo, como curiosidade e em forma de atividades. Foram preenchidos dezesseis quadros, sendo que dez foram classificados como aspectos apenas relacionados ao tema curiosidade, quatro como conteúdo e apenas duas na forma de atividades. Verificou-se-se que os textos que apresentam a História da Ciência se caracterizam por citar a nacionalidade, o nome, o ano de nascimento e falecimento do cientista e sua formação. Ao final desta pesquisa, os estudantes compreenderam que os aspectos da história presentes no livro podem auxiliar na formação crítica dos estudantes e contribuem para um melhor entendimento do conteúdo e dos conceitos científicos, favorecendo o processo de ensino e promovendo aprendizagens mais significativas do que é Ciência.
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Nelsi Ines Welter Hartmann, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.A realização deste trabalho de pesquisa se deu em um contexto de atividades de iniciação científica realizada no decorrer do programa PICMEL/FAPERGS no segundo semestre de 2014. Tal programa apresenta como objetivo promover a inserção de estudantes da educação básica em atividades de pesquisa na universidade, sendo que o tema proposto trata da verificação da presença de aspectos relacionados a História da Ciência nos livros didáticos. Compreende-se que a utilização do livro didático em sala de aula na educação básica tem sido tema de investigação recorrente, tendo em vista a influência que este instrumento tem no trabalho do professor. Também destaca-se a importância da utilização da História da Ciência em sala de aula afim de humanizar o ensino de Ciências, promovendo a formação de um estudante crítico e reflexivo a partir de uma visão mais realista e ampla do conhecimento científico, desmistificando entendimentos ingênuos e distorcidos da ciência. Uma das compreensões compartilhadas nos espaços de ensino é do caráter linear e absoluto dos conceitos científicos. O estudo da História da Ciência surge como uma possibilidade de contrapor essa ideia, demonstrando que cada teoria científica é fruto de um longo processo de pesquisas e investigações. O processo de pesquisa aqui descrito foi realizado pelos estudantes de uma escola pública da rede estadual do município de Cerro Largo/RS inseridos no projeto de iniciação científica. O livro analisado corresponde ao utilizado pela turma de 8º ano da escola, o qual foi selecionado através do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD/2013. Para a realização desta pesquisa, foram realizadas leituras acerca do que é História da Ciência, bem como a participação em discussões promovidas por professores da universidade. Na sequência, realizou-se uma análise do livro didático usando como referência um quadro modelo adaptado para verificar aspectos correspondentes ao perfil do cientista, produção do conhecimento, ilustrações, atividades, contextualização, classificação do tema quanto ao desenvolvimento da História e seu papel. A partir da pesquisa constatou-se que a História da Ciência no livro analisado pode ser classificada em três categorias, sendo elas: como parte integrante do conteúdo, como curiosidade e em forma de atividades. Foram preenchidos dezesseis quadros, sendo que dez foram classificados como aspectos apenas relacionados ao tema curiosidade, quatro como conteúdo e apenas duas na forma de atividades. Verificou-se-se que os textos que apresentam a História da Ciência se caracterizam por citar a nacionalidade, o nome, o ano de nascimento e falecimento do cientista e sua formação. Ao final desta pesquisa, os estudantes compreenderam que os aspectos da história presentes no livro podem auxiliar na formação crítica dos estudantes e contribuem para um melhor entendimento do conteúdo e dos conceitos científicos, favorecendo o processo de ensino e promovendo aprendizagens mais significativas do que é Ciência.
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Jaqueline Mayer Dapper, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.A realização deste trabalho de pesquisa se deu em um contexto de atividades de iniciação científica realizada no decorrer do programa PICMEL/FAPERGS no segundo semestre de 2014. Tal programa apresenta como objetivo promover a inserção de estudantes da educação básica em atividades de pesquisa na universidade, sendo que o tema proposto trata da verificação da presença de aspectos relacionados a História da Ciência nos livros didáticos. Compreende-se que a utilização do livro didático em sala de aula na educação básica tem sido tema de investigação recorrente, tendo em vista a influência que este instrumento tem no trabalho do professor. Também destaca-se a importância da utilização da História da Ciência em sala de aula afim de humanizar o ensino de Ciências, promovendo a formação de um estudante crítico e reflexivo a partir de uma visão mais realista e ampla do conhecimento científico, desmistificando entendimentos ingênuos e distorcidos da ciência. Uma das compreensões compartilhadas nos espaços de ensino é do caráter linear e absoluto dos conceitos científicos. O estudo da História da Ciência surge como uma possibilidade de contrapor essa ideia, demonstrando que cada teoria científica é fruto de um longo processo de pesquisas e investigações. O processo de pesquisa aqui descrito foi realizado pelos estudantes de uma escola pública da rede estadual do município de Cerro Largo/RS inseridos no projeto de iniciação científica. O livro analisado corresponde ao utilizado pela turma de 8º ano da escola, o qual foi selecionado através do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD/2013. Para a realização desta pesquisa, foram realizadas leituras acerca do que é História da Ciência, bem como a participação em discussões promovidas por professores da universidade. Na sequência, realizou-se uma análise do livro didático usando como referência um quadro modelo adaptado para verificar aspectos correspondentes ao perfil do cientista, produção do conhecimento, ilustrações, atividades, contextualização, classificação do tema quanto ao desenvolvimento da História e seu papel. A partir da pesquisa constatou-se que a História da Ciência no livro analisado pode ser classificada em três categorias, sendo elas: como parte integrante do conteúdo, como curiosidade e em forma de atividades. Foram preenchidos dezesseis quadros, sendo que dez foram classificados como aspectos apenas relacionados ao tema curiosidade, quatro como conteúdo e apenas duas na forma de atividades. Verificou-se-se que os textos que apresentam a História da Ciência se caracterizam por citar a nacionalidade, o nome, o ano de nascimento e falecimento do cientista e sua formação. Ao final desta pesquisa, os estudantes compreenderam que os aspectos da história presentes no livro podem auxiliar na formação crítica dos estudantes e contribuem para um melhor entendimento do conteúdo e dos conceitos científicos, favorecendo o processo de ensino e promovendo aprendizagens mais significativas do que é Ciência.
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Fabiane De Andrade Leite, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.A realização deste trabalho de pesquisa se deu em um contexto de atividades de iniciação científica realizada no decorrer do programa PICMEL/FAPERGS no segundo semestre de 2014. Tal programa apresenta como objetivo promover a inserção de estudantes da educação básica em atividades de pesquisa na universidade, sendo que o tema proposto trata da verificação da presença de aspectos relacionados a História da Ciência nos livros didáticos. Compreende-se que a utilização do livro didático em sala de aula na educação básica tem sido tema de investigação recorrente, tendo em vista a influência que este instrumento tem no trabalho do professor. Também destaca-se a importância da utilização da História da Ciência em sala de aula afim de humanizar o ensino de Ciências, promovendo a formação de um estudante crítico e reflexivo a partir de uma visão mais realista e ampla do conhecimento científico, desmistificando entendimentos ingênuos e distorcidos da ciência. Uma das compreensões compartilhadas nos espaços de ensino é do caráter linear e absoluto dos conceitos científicos. O estudo da História da Ciência surge como uma possibilidade de contrapor essa ideia, demonstrando que cada teoria científica é fruto de um longo processo de pesquisas e investigações. O processo de pesquisa aqui descrito foi realizado pelos estudantes de uma escola pública da rede estadual do município de Cerro Largo/RS inseridos no projeto de iniciação científica. O livro analisado corresponde ao utilizado pela turma de 8º ano da escola, o qual foi selecionado através do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD/2013. Para a realização desta pesquisa, foram realizadas leituras acerca do que é História da Ciência, bem como a participação em discussões promovidas por professores da universidade. Na sequência, realizou-se uma análise do livro didático usando como referência um quadro modelo adaptado para verificar aspectos correspondentes ao perfil do cientista, produção do conhecimento, ilustrações, atividades, contextualização, classificação do tema quanto ao desenvolvimento da História e seu papel. A partir da pesquisa constatou-se que a História da Ciência no livro analisado pode ser classificada em três categorias, sendo elas: como parte integrante do conteúdo, como curiosidade e em forma de atividades. Foram preenchidos dezesseis quadros, sendo que dez foram classificados como aspectos apenas relacionados ao tema curiosidade, quatro como conteúdo e apenas duas na forma de atividades. Verificou-se-se que os textos que apresentam a História da Ciência se caracterizam por citar a nacionalidade, o nome, o ano de nascimento e falecimento do cientista e sua formação. Ao final desta pesquisa, os estudantes compreenderam que os aspectos da história presentes no livro podem auxiliar na formação crítica dos estudantes e contribuem para um melhor entendimento do conteúdo e dos conceitos científicos, favorecendo o processo de ensino e promovendo aprendizagens mais significativas do que é Ciência.
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Publicado
01-10-2015
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Iniciação Científica PROBIC/Fapergs
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.