CRIANÇAS E AREIA: UMA MATERIALIDADE PARA BRINCAR E EXPLORAR

Autores

  • Camile Aniecevski UFFS
  • Flávia Burdzinski de Souza UFFS

Palavras-chave:

Educação Infantil, Estágio Supervisionado, Brincar, Areia.

Resumo

O estágio em Educação Infantil, realizado em uma escola pública, no município de Erechim/RS, proporcionou à acadêmica de Pedagogia experiências formativas significativas com crianças do Maternal I, com idades entre 2 e 3 anos. Estruturado em três etapas — observação, planejamento e monitoria — o percurso totalizou 100 horas de práticas pedagógicas, articulando teoria e prática de forma reflexiva e intencional. O eixo investigativo concentrou-se na exploração da areia como recurso lúdico, e pedagógico, a partir dos interesses e da curiosidade das crianças. As propostas envolveram a criação de espaços diversificados, como cabana de leitura e literatura, atividades de expressão gráfica, circuitos de bolinhas e jogos exploratórios. Destacam-se as sessões de experimentação com a areia, nas quais foram utilizadas bandejas de areia, borrifadores de água e produção de areia caseira, desenvolvendo habilidades como percepção tátil, coordenação motora fina, imaginação e socialização. Complementarmente, foram desenvolvidas mini histórias e narrativas coletivas, criadas a partir das descobertas das crianças durante as sessões. As crianças participaram ativamente da construção dessas histórias, relacionando elementos sensoriais da areia a personagens e situações lúdicas, promovendo a expressão oral, a criatividade e a apropriação de conceitos de causa e efeito. Essa articulação entre exploração sensorial e narrativas contribuiu para tornar o aprendizado mais significativo e centrado na experiência da criança. O estágio também favoreceu a consolidação da identidade docente, permitindo à estagiária refletir criticamente sobre suas escolhas pedagógicas, observar a resposta das crianças às propostas e adaptar atividades às necessidades individuais e coletivas. A experiência reforçou a centralidade do brincar na Educação Infantil, evidenciando seu papel estruturante no desenvolvimento integral da criança e na construção de saberes significativos.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim