FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DO NRE DE LARANJEIRAS DO SUL: DISCUSSÕES EM POLÍTICAS E PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Palavras-chave:
formação continuada; educadores; psicologia educacional; políticas educacionais;Resumo
O presente resumo apresenta um programa de extensão da área de ciências humanas focado na formação continuada de professores da educação básica em escolas abrangidas pelo Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul/PR. O plano partiu realidade das escolas, das necessidades docentes e discentes e contou até o momento com três encontros presenciais de formação articulando as temáticas com teoria e revisão das práticas pedagógicas na defesa de uma formação de professores que resgate ou fortaleça a importância da mediação didática do conhecimento científico, buscando construir ou restaurar no professor a questão epistemológica no seu campo de conhecimento, ora “esquecido” nas políticas de formação, no trabalho cotidiano ou mesmo adormecido em detrimento de práticas de ensino que não compactuam com o propósito de formação integral do sujeito. Os encontros trabalhados atingiram mais de 200 professores de duas escolas da rede estadual e de todas as instituições de educação infantil, anos iniciais e educação integral de um dos municípios da 13 NRE. Nestes encontros foram explanados e discutidos tópicos como: políticas publicas educacionais, aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural, o professor como mediador da aprendizagem, o conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental, medicalização da vida e da educação. O envolvimento dos docentes com questões e trocas de experiências se mostrou profícuo e as avaliações dos encontros foram bastante positivas indicando a importância destes momentos para a formação pedagógica e humana dos professores, além do estreitamento de laços entre universidade e escola na construção de uma educação crítica e emancipadora.
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