ALÉM DO ARCO-ÍRIS: INVESTIGANDO ÁCIDOS E BASES A PARTIR DA COLORAÇÃO DE SUAS MISTURAS EM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Palavras-chave:
Ensino de ciências, Atividade experimental, Ácidos e Bases, Indicador NaturalResumo
O presente relato fora construído a partir da atividade experimental desenvolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, com duração de duas aulas de 50 minutos, tendo como tema central os ácidos e as bases. O objetivo foi possibilitar aos estudantes a compreensão desses conceitos por meio da investigação experimental do pH de produtos domésticos utilizando o extrato de repolho roxo como indicador natural, relacionando sua classificação com os riscos de misturas incorretas e promovendo a reflexão crítica sobre situações comuns do cotidiano. A proposta foi organizada em duas etapas principais: inicialmente, realizou-se uma atividade experimental no laboratório em que diferentes substâncias de uso doméstico, como vinagre, detergente, sabão em pó, bicarbonato de sódio, água sanitária e desinfetante, foram disponibilizadas em recipientes escuros, de modo a instigar a curiosidade e a investigação dos estudantes; ao adicionar o extrato de repolho roxo, os líquidos foram transferidos para recipientes transparentes, permitindo a observação das mudanças de cor, que serviram como base para a classificação das soluções em ácidas, neutras ou básicas, de acordo com uma tabela de referência previamente entregue. Em seguida, os alunos registraram suas observações em uma folha de atividade, exercitando a análise de dados e a argumentação científica. Na segunda etapa, a questão norteadora “Por que alguns produtos de limpeza não devem ser misturados?” conduziu a discussão, em que as hipóteses levantadas pela turma foram organizadas coletivamente no quadro e debatidas à luz de uma notícia jornalística que alertava para os perigos de determinadas combinações, como a reação entre água sanitária e produtos à base de amônia, capaz de liberar gases tóxicos. Essa abordagem possibilitou articular conceitos químicos com situações reais, reforçando a importância do conhecimento científico para a segurança doméstica. Os resultados indicaram que o uso de um indicador natural, aliado à estratégias investigativas, despertou a curiosidade dos estudantes, promoveu maior engajamento e facilitou a aprendizagem dos conceitos apresentados, aproximando teoria - apresentada por meio dos conceitos: ácido, base, indicadores ácido-base, mistura homogênea e pH - e prática - que foi proporcionada nesta atividade, a partir da visualização da colocação dos líquidos a partir de uma mistura e demonstrada ao construírem um relatório ao final da atividade. Além disso, a utilização de produtos do cotidiano e de materiais jornalísticos contribuiu para a contextualização do conteúdo, ampliando a percepção dos estudantes sobre a relevância da Química em suas vidas e desenvolvendo competências científicas, pensamento crítico e consciência cidadã. Assim, a experiência revelou-se uma estratégia eficaz para tornar o ensino de Ciências menos abstrato, mais atraente, participativo e conectado à realidade dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Leticia Piaia, Josiane Almeida Freire, Maicon Douglas Ramão, Profa. Dra. Barbara Grace Tobaldini de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

