O XADREZ COMO ESTRATÉGIA LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESENVOLVENDO RACIOCÍNIO LÓGICO E COOPERAÇÃO
Palavras-chave:
xadrez; ensino de ciências; ludicidade; docência.Resumo
Este trabalho apresenta a oficina de xadrez desenvolvida por pibidianas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Interdisciplinar: Biologia, Física, Química da Universidade Federal da Fronteira Sul, aplicada a estudantes dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, localizada em Cerro Largo, RS. A oficina teve como seu principal objetivo estimular o raciocínio lógico, o pensamento estratégico e a cooperação entre os estudantes por meio do ensino das regras básicas e da prática do jogo de xadrez, visando promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos discentes no contexto da disciplina de Ciências. A atividade foi planejada para ser realizada em uma aula de 50 minutos, iniciando com uma roda de conversa que visava identificar e ativar os conhecimentos iniciais dos estudantes sobre o xadrez, seguida de uma explanação teórica com o apoio de slides, abordando a origem histórica do jogo, suas peças, regras e movimentos. Posteriormente, os estudantes foram organizados em duplas para a prática do jogo, com a supervisão e orientação das ministrantes, promovendo um ambiente colaborativo onde estudantes com maior experiência auxiliavam os iniciantes, fortalecendo a cooperação e a aprendizagem coletiva. Nos apoiamos em estudos que destacam a ludicidade como uma estratégia didática capaz de unir engajamento e aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Durante a oficina, foi possível observar um alto nível de engajamento, participação ativa e interesse contínuo dos discentes pelo xadrez, além de troca de saberes entre os pares e o respeito às regras do jogo. Tais resultados evidenciam que o xadrez pode ser um recurso didático potente para estimular o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a tomada de decisões, além de promover valores como a cooperação, respeito e disciplina. O planejamento e a aplicação da oficina contribuíram para a formação docente ao possibilitar a articulação entre teoria e prática, a reflexão sobre metodologias ativas e a compreensão das potencialidades da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo experiências pedagógicas e a identidade profissional em construção.
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