CULTURA, HISTÓRIA e MEMÓRIA
Palavras-chave:
Cultura, Educação, História, Memória, MuseuResumo
O Projeto Cultura, História e Memória é realizado na Casa da Memória, na cidade de Laranjeiras do Sul – PR, um ambiente museológico que abriga parte da formação da cidade em que está inserida. As ações desenvolvidas incluem pesquisas nos acervos físicos sobre a formação do município, o desenvolvimento de habilidades como guia dentro da Casa, situando o visitante no momento histórico a que os objetos materiais pertencem; a organização de espaços para exposições artísticas e culturais; e o arquivamento de documentos, digitalizando-os e tornando-os pesquisáveis. O objetivo dessas ações é criar um local que preserva e transmite as diferentes versões sobre a formação do município, contribuindo com pesquisas acadêmicas, com a formação cidadã, e a valorização da cultura regional a partir do resgate histórico. Até o momento, o público total atingido foi de, aproximadamente, 438 pessoas, entre alunos de colégios da região, professores, pesquisadores e visitantes da comunidade. A presença desse público revela a Casa como espaço vivo, um patrimônio público que preserva e guarda a memória de uma população. As duas exposições realizadas tiveram como temas Fotografias do Festejo de São Gonçalo e Cultura Africana, contribuindo para o aumento dos registros históricos locais e o estímulo à consciência histórica e cultural da região Cantuquiriguaçu. A fundamentação teórica do projeto apoia-se em autores como Antonio Gramsci, Edward Palmer Thompson, Eric Hobsbawm, Jacques Le Goff e Maurice Halbwachs. Gramsci compreende cultura como a forma como se vive, pensa e sente a realidade, e como esta é formada e transmitida às novas gerações. Em Thompson, extrai-se a concepção de que a história está conectada às relações que o ser humano estabelece em seu meio social, interferindo na realidade por meio da natureza. Hobsbawm, contribui, ao afirmar que o passado é parte constitutiva da consciência humana, interferindo nos padrões da sociedade. A compreensão de memória em Le Goff indica que esta é um elemento estruturante da identidade, individual e coletiva, formando o que Halbwachs denomina memória coletiva. A mediação pedagógica foi pensada para atender diferentes faixas etárias, adaptando o material e construindo uma narrativa espiralada do conhecimento, que se aprofunda a cada visita e amplia a compreensão crítica da realidade. Portanto, o projeto de extensão demonstra resultados expressivos: trabalha com a organização e digitalização do acervo, aproxima os integrantes da UFFS da comunidade, estimula pesquisas acadêmicas e amplia o acesso da população ao patrimônio cultural regional. O número expressivo de visitantes evidencia a importância da continuidade do projeto, com expectativas de expandir suas atividades; englobar mais colégios, produzir mais arquivos digitalizados do acervo histórico local garantindo sua acessibilidade e preservação. Dessa forma, a Casa da Memória se caracteriza como uma parte fundamental da cultura do município de Laranjeiras do Sul, estabelecendo um ambiente transformador que, a partir do diálogo entre gerações e da proteção das raízes de uma população, possibilita o despertar da consciência dos sujeitos acerca de seu papel histórico e atuante na sociedade.
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