CULTURA, HISTÓRIA e MEMÓRIA

Autores

  • Dr. Regis Clemente da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul
  • Lucas Eduardo Colaço Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul

Palavras-chave:

Cultura, Educação, História, Memória, Museu

Resumo

O Projeto Cultura, História e Memória é realizado na Casa da Memória, na cidade de Laranjeiras do Sul – PR, um ambiente museológico que abriga parte da formação da cidade em que está inserida. As ações desenvolvidas incluem pesquisas nos acervos físicos sobre a formação do município, o desenvolvimento de habilidades como guia dentro da Casa, situando o visitante no momento histórico a que os objetos materiais pertencem; a organização de espaços para exposições artísticas e culturais; e o arquivamento de documentos, digitalizando-os e tornando-os pesquisáveis. O objetivo dessas ações é criar um local que preserva e transmite as diferentes versões sobre a formação do município, contribuindo com pesquisas acadêmicas, com a formação cidadã, e a valorização da cultura regional a partir do resgate histórico. Até o momento, o público total atingido foi de, aproximadamente, 438 pessoas, entre alunos de colégios da região, professores, pesquisadores e visitantes da comunidade. A presença desse público revela a Casa como espaço vivo, um patrimônio público que preserva e guarda a memória de uma população. As duas exposições realizadas tiveram como temas Fotografias do Festejo de São Gonçalo e Cultura Africana, contribuindo para o aumento dos registros históricos locais e o estímulo à consciência histórica e cultural da região Cantuquiriguaçu. A fundamentação teórica do projeto apoia-se em autores como Antonio Gramsci, Edward Palmer Thompson, Eric Hobsbawm, Jacques Le Goff e Maurice Halbwachs. Gramsci compreende cultura como a forma como se vive, pensa e sente a realidade, e como esta é formada e transmitida às novas gerações. Em Thompson, extrai-se a concepção de que a história está conectada às relações que o ser humano estabelece em seu meio social, interferindo na realidade por meio da natureza. Hobsbawm, contribui, ao afirmar que o passado é parte constitutiva da consciência humana, interferindo nos padrões da sociedade. A compreensão de memória em Le Goff indica que esta é um elemento estruturante da identidade, individual e coletiva, formando o que Halbwachs denomina memória coletiva. A mediação pedagógica foi pensada para atender diferentes faixas etárias, adaptando o material e construindo uma narrativa espiralada do conhecimento, que se aprofunda a cada visita e amplia a compreensão crítica da realidade. Portanto, o projeto de extensão demonstra resultados expressivos: trabalha com a organização e digitalização do acervo, aproxima os integrantes da UFFS da comunidade, estimula pesquisas acadêmicas e amplia o acesso da população ao patrimônio cultural regional. O número expressivo de visitantes evidencia a importância da continuidade do projeto, com expectativas de expandir suas atividades; englobar mais colégios, produzir mais arquivos digitalizados do acervo histórico local garantindo sua acessibilidade e preservação. Dessa forma, a Casa da Memória se caracteriza como uma parte fundamental da cultura do município de Laranjeiras do Sul, estabelecendo um ambiente transformador que, a partir do diálogo entre gerações e da proteção das raízes de uma população, possibilita o despertar da consciência dos sujeitos acerca de seu papel histórico e atuante na sociedade.

Biografia do Autor

  • Dr. Regis Clemente da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul

    Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Laranjeiras do Sul. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mestre em Educação (UEPG); Graduado em Pedagogia; Graduado em Filosofia; Graduado em Ciências da Religião. Especialização Lato Sensu em Gestão de Políticas, Programas e Projetos Sociais; especialização Lato Sensu em Ensino Religioso Escolar. Atuou como Professor de Filosofia na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná, com estudantes do Ensino Médio regular e com Educação de Jovens e Adultos (2009-2021). Trabalha com estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Ciências Sociais e Licenciatura em Pedagogia na UFFS. Estuda e pesquisa os seguintes temas: Formação de professores/as, Políticas Educacionais, neoliberalismo, gestão democrática, História da Educação (História Intelectual), Ensino de Filosofia. Foi coordenador Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação na UFFS-Campus Laranjeiras do Sul nos anos 2023 a 2025. Integrante do Grupo de Pesquisa História, Intelectuais e Educação no Brasil e no contexto internacional (GEPHIED_UEPG) e do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA/UFFS). Atua, voluntariamente, junto aos Movimentos Sociais e de educação popular. 

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Laranjeiras do Sul