NEOCOLONIALISMO EM JOGO: O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTPEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA 

Autores

  • Carolina da Silva Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Cecília Luckmann
  • Prof. Dr. Renan Santos Mattos
  • Prof. Dr. Halferd Carlos Ribeiro Junior

Palavras-chave:

neocolonialismo, jogos didáticos, História

Resumo

O neocolonialismo caracterizou-se como um novo ciclo de colonização liderado por potências mundiais a partir do século XIX, marcado pelo contexto da Segunda Revolução Industrial e do reavivamento de disputas imperialistas. Esse processo foi fundamentado na expansão territorial, econômica e ideológica principalmente sobre as regiões da África e Ásia, que se tornaram alvo da exploração de matérias-primas, da abertura de mercados consumidores e da imposição de valores eurocêntricos. Embora esse fenômeno seja de grande relevância para a compreensão da dinâmica mundial contemporânea, observa-se que grande parte dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Mantovani no município de Erechim-RS, encontra dificuldades em problematizar o contexto do neocolonialismo e refletir sobre seus impactos. Diante desta constatação, elaborou-se, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo foco no primeiro semestre de 2025 esteve direcionado ao estudo dos jogos no ensino de História, um jogo que retrata o neocolonialismo e seu contexto histórico, objetivando investigar a contribuição dos jogos como recurso pedagógico e analisando em que medida eles facilitam a aprendizagem em sala de aula. Desse modo, a intervenção pedagógica consistiu na elaboração de um jogo didático sobre o neocolonialismo, estruturado a partir dos conteúdos abordados em sala de aula e fundamentado em materiais indicados por docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Erechim-RS (UFFS). Para a apresentação do conteúdo, utilizou-se a plataforma Canva, enquanto a etapa de perguntas e respostas foi conduzida por meio da plataforma Kahoot, configurando-se como uma estratégia de mediação didática interativa. O recurso foi aplicado em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública, ao longo das aulas de História, sob supervisão e acompanhamento das bolsistas do PIBID. A coleta de dados realizou-se por meio da observação da participação discente durante a atividade, bem como do registro de comentários e reflexões produzidos ao final do jogo. A análise buscou identificar indícios de aprendizagem, níveis de engajamento e a capacidade dos estudantes de estabelecer relações críticas entre o conteúdo escolar e os impactos históricos do neocolonialismo após o jogo. Os resultados obtidos demonstraram efeitos positivos: os alunos apresentaram maior compreensão do contexto histórico do neocolonialismo, participaram ativamente das discussões mostraram-se capazes de relacionar os conteúdos estudados com acontecimentos e processos históricos mais amplos, evidenciando que o uso de jogos como recurso pedagógico contribui efetivamente para a aprendizagem. Desse modo, torna-se necessária a realização de práticas, como a aqui descrita, envolvendo um público mais amplo, a fim de alcançar maior consistência nos resultados.

Biografia do Autor

  • Carolina da Silva Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Graduada em Educação Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen-RS (URI/FW). Atualmente graduanda do quarto período do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Erechim-RS (UFFS) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Projeto de Monitoria para a disciplina de Introdução ao Pensamento Social.

  • Prof. Dr. Renan Santos Mattos

    Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Professor Adjunto na Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim.

  • Prof. Dr. Halferd Carlos Ribeiro Junior

    Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2004), Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2008), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2015), estágio de pesquisa em nível de Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2016-2018), bolsista CAPES, e estágio de pesquisa de Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade do Minho (Portugal, 2017-2018), especialidade em Educação em História e Ciências Sociais, Pós-Doutorado junto a Faculdade de Educação da USP (2022-2023). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim