A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM LIVROS DIDÁTICOS PUBLICADOS NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Palavras-chave:
Concepções de Experimentação, Concepções de Ciência, Currículo de Ciências, Processo Ensino-Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Referências
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos.
São Paulo: Cortês, 2002.
EMMEL, R.; GULLICH, R. I. C.; FERNANDES, A. C. L. Caminhos didáticos no contexto dos livros didáticos
de ciências no Ensino Fundamental. Revista da SBEnBio, n. 3, Outubro de 2010.
FRACALANZA, H. O livro didático de Ciências: novas ou velhas perspectivas. In: FRACALANZA, H. MEGID
NETO, J. (Org.). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006. p. 173-195.
FRIZON, et al. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de Ciências
Naturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7, 2009, Florianópolis-SC. Anais...
Disponível em: <http://www.foco.fae.ufmg.br/pdfs/1608.pdf>. Acesso em 26 out. 2011.
GALIAZZI, M.C. et al. Objetivos das atividades experimentais no Ensino Médio: A pesquisa coletiva como modo de formação de professores de Ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 249-263, 2001.
GOLDBACH, T.; PAPOULA, N. R. P.; SARDINHA, R. F.; DYSARZ, F. P.; CAPILÉ, B. Atividades práticas
em livros didáticos atuais de biologia: investigações e reflexões. Revista Perspectivas da Ciência e Tecnologia,
v.1, n.1, p. 63-74, 2009.
GONÇALVES, F. P. ; GALIAZZI, M.C. A natureza das atividades experimentais no ensino de ciências: um
programa de pesquisa educativa nos cursos de Licenciatura. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. (Org.). Educação
em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 237-252.
GÜLLICH, R. I. C.; HERMEL, E. E. S.; WYZYKOWSKI, T. Refletindo sobre a constituição de professores:
experimentação e formação inicial em ciências. In: NICOLAY, D.; VOLTOLINI, C.; CORA, E. (Org.).
Educação Básica e Práticas Pedagógicas: licenciaturas em debate. Passo Fundo: UPF, 2012, p. 55-73.
GÜLLICH, R. I. C.; SILVA, L. H. A. O enredo da experimentação no livro didático: construção de
conhecimentos ou reprodução de teorias e verdades científicas? In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 5,
, Londrina-PR. Anais... Londrina: UEL, 2011. (CD-ROM)
HODSON, D. Hacia um enfoque más crítico del trabajo de laboratório. Enseñanza de Las Ciencias, Barcelona,
v. 12, n. 3, p. 299-313, 1994.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 2004.
KUPSKE, C.; HERMEL, E. E. S.; GÜLLICH, R. I. C. As concepções de experimentação nos livros didáticos de
Ciências. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 6, 2013, Santo Ângelo-RS. Anais... Santo Ângelo: FuRI,
Disponível em: <http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wpcontent/uploads/2013/07/comunicacao/13317_105_carine_Kupske.pdf>. Acesso em 22 abr. 2014.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.
p.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. A experimentação científica e o ensino experimental em
Ciências e Biologia. In: Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo:
Cortez, 2009. p. 97-116.
MARTORANO, S. A. S.; MARCONDES, M. E. R. As concepções de Ciência nos livros didáticos de química,
dirigidos ao Ensino Médio, no tratamento da cinética química no período de 1929 a 2004. Investigações em
Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p. 341-355, 2009.
MEGID NETO, J. FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
PANARARI-ANTUNES, R. S.; DEFANI, M. A.; GOZZI, M. E. Análise de atividades experimentais em livros
didáticos de Ciências. In: Congresso nacional de Educação – EDUCERE, 9, Encontro Sul Brasileiro de
Psicopedagogia, 3, 2009. Anais... Disponível em:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2075_1213.pdf. Acesso em 10 oct. 2012.
RAMOS, L. S.; ANTUNES, F.; SILVA, L. H. A. Concepções de professores de ciências sobre o ensino de ciências. Revista da SbenBio, n. 3, p. 1666-1674, 2010. (CD-ROM)
ROSITO, B. A. O ensino de ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de
ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 195-208.
SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO,
R. M. R. (Org.) Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. São Paulo, UNIMEP/CAPES, 2000. p. 120-153.
WYZYKOWSKI, T.; GÜLLICH, R. I. C.; PANSERA-DE-ARAUJO, M.C. Entre discurso y la práctica; la
experimentación en la enseñanza primaria de ciencias. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 5, 2011,
Londrina-PR. Anais... Londrina: UEL, 2011. (CD-ROM)
PEDRO, Irmão Isidoro. Ciências Naturais: 4ª série ginasial. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1955. 230 p. (Coleção de Livros Didáticos F. T. D.). Revisto por Dr. Henrique E. da Silva.
ANTUNES JÚNIOR, Antônio; ANTUNES, José. Ciências Naturais: para a 3ª série ginasial. 25. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1957. 248 p.
DUARTE, José Coimbra. Ciências Naturais: 4ª série ginasial. 41. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959. 396 p.
DUARTE, José Coimbra. Ciências Naturais: 3ª série ginasial. 60. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967. 396 p.
BOLSANELLO, Aurélio; BOSCARDIN, Nicolau. Caminho do Cientista: 1ª série ginasial. São Paulo: Editora F.T.D, 1959. 250 p.
ANTUNES JÚNIOR, Antônio; ANTUNES, José. Ciências Físicas e Biológicas: para a 4ª série do ciclo ginasial e ciclo colegial (comercial, normal, secundário, industrial e agrícola. 8. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963. 300 p.
OLIVEIRA, Valdemar de. Iniciação ao estudo das Ciências: Primeiro volume. São Paulo: Editora do Brasil, 1968. 171 p. (Coleção Didática do Brasil - Série Ginasial).
OLIVEIRA, Dougival Moraes de. Iniciação ao estudo das Ciências: 1º volume. São Paulo: Editora do Brasil, 1968. 333 p. (Coleção Didática do Brasil - Série Ginasial).
SILVA, Ruth Ivoty Torres da. Ciências Naturais: 4º e 5º livros. Porto Alegre: Edições Tabajara, 1969. 157 p.
BOLSANELLO, Aurélio; BOSCARDIN, Nicolau. Caminho do Cientista: Iniciação a Ciência. 1ª série ginasial. São Paulo: Editora F.T.D, 1966. 268 p.
OLIVEIRA, Dougival Moraes de. Ciências Físicas e Biológicas: ensino de primeiro grau - 2. São Paulo: Editora do Brasil, 1973. 300 p.
MORETTI, Antônio et al. Ciências: 5ª série. São Paulo: Ática, 1977. 174 p.
MORETTI, Antônio et al. Os seres vivos: 1º grau. São Paulo: Ática, 1977. 240 p.
VERSIANI, Maria Zenólia Rabelo. Os sêres vivos: Primeiro grau. 5. ed. São Paulo: Ática, 1972. 159 p.
OLIVEIRA, Dougival Moraes de. Ciências Físicas e Biológicas: 3º volume. São Paulo: Editora do Brasil, 1973. 299 p.
BARROS, Carlos. O corpo humano: 1º grau. 14. ed. São Paulo: Ática, 1982. 136 p.
RUIZ, Sonia Silveira; MAGALHÃES, Yara. Ciências: O homem. 7ª série. São Paulo: Editoda do Brasil S/A, 1984. 144 p.
RUIZ, Sonia Silveira; MAGALHÃES, Yara. Ciências: Os seres vivos. 6ª série. São Paulo: Editoda do Brasil S/A, 1984. 189 p.
ENS, Waldemar; LAGO, Ramos Samuel. Ciências: Corpo Humano. 7ª série. 3. ed. São Paulo: IBEP, 1985. 208 p.
BARROS, Carlos. Programas de Saúde: para cursos de 1º grau. 25. ed. São Paulo: Ática, 1986. 96 p.
BARROS, Carlos. Os seres vivos. 1º grau. 37. ed. São Paulo: Ática, 1990. 221 p.
LOPES, Plínio Carvalho. Ciências: O Ecossistema. 5ª série. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1991. 184 p.
JÚNIOR, César da Silva. et al. Ciências: Entendendo a Natureza. ed. 3. São Paulo: Editora Saraiva, 1993. 176 p.
BARROS, Carlos; PAULINO, Roberto Wilson. O meio ambiente: 5ª série. 67. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999. 270 p.
BARROS, Carlos; PAULINO, Roberto Wilson. Os seres vivos: 6ª série. 53. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999. 279 p.
BARROS, Carlos; PAULINO, Roberto Wilson. O corpo humano: 7ª série. 59. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999. 230 p.
BARROS, Carlos; PAULINO, Roberto Wilson. Física e Química: 8ª série. 53. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999. 250 p.
PROJETO ARARIBÁ. Ciências. 6º ano. ed. 3. São Paulo: Editora Moderna, 2014. 128 p.
PROJETO ARARIBÁ. Ciências. 7º ano. ed. 3. São Paulo: Editora Moderna, 2014. 156 p.
PROJETO ARARIBÁ. Ciências: 8º ano. ed. 3. São Paulo: Editora Moderna, 2014. 237 p.
PROJETO ARARIBÁ. Ciências: 9º ano. ed. 3. São Paulo: Editora Moderna, 2014. 128 p.
CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o Cotidiano. 6º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2014.
CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o Cotidiano. 7º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2014.
CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o Cotidiano. 8º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2014.
CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o Cotidiano. 9º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2014.
GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências: Planeta Terra. 6º ano. 1. ed. Projeto Teláris. São Paulo: Editora Ática, 2014. 352 p.
GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências: Vida na Terra. 7º ano. 1. ed. Projeto Teláris. São Paulo: Editora Ática, 2014. 348 p.
GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências: Nosso Corpo. 8º ano. 1. ed. Projeto Teláris. São Paulo: Editora Ática, 2014. 367 p.
GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências: Matéria e Energia. 9º ano. 1. ed. Projeto Teláris. São Paulo: Editora Ática, 2014. 378 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.